Sem categoria

Como Hortolândia deixou ser uma das cidades mais violentas do Estado?

Com a chegada do Complexo Penitenciário no final da década de 80 quando Hortolândia pertencia a Sumaré, a região recebeu além dos 5 mil presidiários, muitos de seus familiares.

Uma das cidades que mais cresceu economicamente no país nos últimos anos já foi uma das quatro cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Com a chegada do Complexo Penitenciário no final da década de 80 quando Hortolândia pertencia a Sumaré, a região recebeu além dos 5 mil presidiários, muitos de seus familiares.

Em 2002, outros prédios foram erguidos e o Complexo passou a ter capacidade maior e por receber muitos presidiários do Carandiru, passou a ser apelidado por Carandiru-Caipira. 

Os índices de violência da cidade naquela época eram altíssimos. Número de assaltos, furtos e homicídios passou a ser um dos mais assustadores comparado a outras cidades maiores do Estado.

Os primeiros registros de administração pública em Hortolândia quando aconteceu a emancipação do município apontam que a segurança tinha sido esquecida pelos primeiros prefeitos. Prefeitura naquela época alugava desde grandes prédios até ítens básicos. Pagava-se mais de R$12.000,00 por anos pelo uso de cada computador. 

O Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a administração municipal uniram forças para projetos de combate a violência no município de forma mais intensa o que resultou em queda considerável nos índices de assalto, furtos e homicídios.

A Guarda Municipal na década de 90 foi formada e um prédio sede na Avenida Emancipação foi construído para servir os mais de 110 Guardas que atendem o município atualmente com novas viaturas equipadas.

A Polícia Militar começou a atuar em pontos estratégicos para combater o tráfego de drogas e nas Escolas, o Programa PROERD trabalhou de maneira educativa em escolas públicas e particulares.

Claro que é visível que há muito o que ser feito no município, mas ao fazermos a comparação da realidade de mais de 10 anos aos tempos atuais, percebe-se que houve um crescimento grande na qualidade da segurança no município.

Novas ações como como a Operação Cavalo de Aço e Operação Pancadão tem sido usadas como forma de diminuir ainda mais a violência e o tráfego de drogas na cidade e torna-la ainda mais segura.

Direto da Redação

TV HORTOLÂNDIA

 

 

Comentários via Facebook

Jornalismo HTV

Facebook

Contato

Fale com a redação


(19) 98717-6259

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Horóscopo

Patrocinadores

OUÇA AQUI A RÁDIO DIGITAL POP!

NoAr – Rádio Digital Pop