Hortolândia é beneficiada com inauguração do 10º batalhão de ações especiais em Piracicaba (SP)

A cidade de Hortolândia é uma das 52 cidades que serão atendidas pela nova unidade do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) inaugurada nesta última quinta-feira (19) em Piracicaba.

O batalhão de número 10 instalado na cidade de Piracicaba integra o grupo total de 11 batalhões em operação espalhados pelo estado de São Paulo. Na última terça feira (17) o 11º BAEP foi entregue na cidade de Ribeirão Preto.
São pelo menos 200 policiais que integram a nova equipe do BAEP e eles passaram por treinamentos específicos sobre patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefatos explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões, policiamento em eventos e praças desportivas.

A chegada do novo batalhão na região aumenta a rapidez no tempo de resposta da Policia Militar ao atendimento de crimes e situações mais graves, além de auxiliar o patrulhamento convencional das cidades em épocas festivas, como por exemplo o final de ano, onde temos o agravante do indulto de natal, que geralmente ocasiona um aumento nos delitos em toda a cidade.

A unidade terá como prioridade o reforço do policiamento em quatro das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). As cidades de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré foram citadas como os locais onde há uma necessidade de maior atenção da corporação.

Segundo o coronel responsável, esse trabalho se dará a partir de deslocamentos de viaturas diariamente e a realização de operações de combate ao crime organizado.

O planejamento é de que as equipes atuarão como um braço dos batalhões de área, que são os casos do 19° BPMI/I e 48° BPM/I, que realizam o policiamento diário nas cidades da RPT. Elas serão acionadas em ocorrências de maior complexidade, como situações com reféns, que envolvam uso de explosivos, em operações do MP (Ministério Público), em fugas de mata, etc.

A solenidade de inauguração na sede do batalhão contou com a presença de diversas autoridades, como prefeitos das cidades atendidas pela equipe, membros da assembleia legislativa de São Paulo (ALESP) e o Governador João Dória juntamente com o secretário de segurança pública, João Camilo Pires de Campos.

Relação das cidades atendidas pelo 10º Baep:

Aguaí – Águas da Prata – Águas de São Pedro – Americana – Analândia – Araras – Artur Nogueira – Brotas – Caconde – Capivari – Casa Branca – Charqueada – Conchal – Cordeirópolis – Corumbataí – Cosmópolis – Divinolândia – Elias Fausto – Engenheiro Coelho – Espírito Santo do Pinhal – Hortolândia – Ipeúna – Iracemápolis – Itirapina – Itobi – Leme – Limeira – Mococa – Mombuca – Monte Mor – Nova Odessa – Piracicaba – Pirassununga – Rafard – Rio Claro – Rio das Pedras – Saltinho – Santa Bárbara d’Oeste – Santa Cruz da Conceição – Santa Cruz das Palmeiras – Santa Gertrudes – Santa Maria da Serra – Santo Antônio do Jardim – São João da Boa Vista – São José do Rio Pardo – São Pedro – São Sebastião da Grama – Sumaré – Tambaú – Tapiratiba – Torrinha – Vargem Grande do Sul

Comentários via Facebook