Foto: Governo de SP

Conheça as mudanças da rede estadual de educação para o ano letivo de 2020

O ano letivo das escolas estaduais de São Paulo começa no próximo dia 3 de fevereiro cheio de mudanças promovidas pelo Governo Estadual no calendário escolar, quantidade de disciplinas e carga horária. 

As mudanças afetam os alunos ensino fundamental (anos finais) e do ensino médio do período diurno, para os estudantes do período noturno será feito um piloto em 2020 que será escalonado em 2021. 

Os alunos passarão a ter 7 aulas diárias (eram seis) de 45 minutos cada (eram 50 minutos). Além disso, eles ficarão 15 minutos a mais na escola por dia; os alunos do período matutino sairão às 12h35 e do período vespertino às 18h35.

O aumento no tempo que os estudantes ficam na escola é por conta das novas disciplinas que serão implementadas (2 tempos de Projeto de Vida e 1 tempo de Tecnologia). Além disso, também haverão diferentes disciplinas eletivas (2 tempos) ofertadas em cada escola, como empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta, mediação de conflitos, entre outros.

Já as mudanças no calendário escolar englobam novos períodos de férias, sendo:

  • 1 semana em Abril
  • 2 semanas em Julho
  • 1 semana em Outubro
  • 30 dias entre Dezembro e Janeiro

Mais de 120 mil professores foram capacitados para as mudanças que vinham sendo programadas desde o ano passado. 

Comentários via Facebook