Atualidades Brasil

Placas padrão Mercosul serão obrigatórias em novos veículos a partir de 31 de janeiro

Foto: Henrique Nunes / Wikimedia Commons
A decisão ocorre após sucessivos adiamentos que foram feitos.

A partir de 31 de janeiro os veículos que passarem por primeiro emplacamento terão placas no padrão Mercosul. A decisão ocorre após sucessivos adiamentos que foram feitos.

Dos 26 estados brasileiros, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia já aderiram ao novo modelo.

Além dos veículos que passarão por primeiro emplacamento, os veículos que possuem a placa antiga e irão mudar de município ou unidade federativa também terão o modelo substituído. 

Placas que passarem por roubo, furto, dano ou extravio da placa ou casos em que haja necessidade de instalação da segunda placa traseira também irão aderir ao modelo Mercosul.

O novo padrão estabelece quatro letras e três números, o inverso do atual (três letras e quatro números). O fundo será totalmente branco e a cor da fonte irá diferenciar o modelo do veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores.

As novas placas também terão um QR-Code com informações diversificadas que visam controlar a produção, logística, estampagem, instalação das placas nos respectivos veículos e a verificação de autenticidade.

Atualização 22/01/2019: O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que a troca para as placas padrão Mercosul não será exigida para mudanças de município. Os novos modelos serão utilizados em caso de carros novos ou em caso de furto ou dano de placa.

Comentários via Facebook

Facebook

Contato

Fale com a redação


(19) 98717-6259

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Horóscopo

Patrocinadores

OUÇA AQUI A RÁDIO DIGITAL POP!

NoAr – Rádio Digital Pop