Hortolândia Saúde

Prefeitura faz parcerias para intensificar cirurgias de catarata

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Hortolândia intensifica a oferta de cirurgias de catarata para os pacientes que já tem pedido médico para a intervenção. A ação acontece em parceria com instituições como o Hospital Samaritano, o Hospital de Barueri e o Hospital Ouro Verde. As cirurgias já começaram a ser realizadas e, toda semana, 50 pacientes são enviados para realizar a operação, que garante maior acuidade visual e mais qualidade de vida aos idosos. De acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de mil pacientes na cidade que aguardam por cirurgias de catarata. A estimativa é que em cinco meses toda a demanda seja atendida.

Uma das pacientes que já fizeram a cirurgia é a dona de casa Rosária Valero, de 66 anos, Moradora da região do Jd. Santa Clara, ela foi chamada para ser atendida pelo Hospital de Barueri, onde fez o procedimento na semana passada. “Só tenho que agradecer à Deus por ter feito esta cirurgia, que me proporcionou voltar a enxergar. Na semana que vem, tenho retorno de pós-operatório, mas já percebo que minha visão está muito boa”, disse.

A secretária de Saúde, Mary Guiomar Almeida Rocha enfatiza que as parcerias realizadas com os hospitais beneficiarão toda a demanda de pacientes. “Vamos conseguir solucionar a situação destas pessoas, que estão ansiosas para poder enxergar bem novamente”, afirmou.

CATARATA

A catarata é um turvamento progressivo do cristalino (lente natural do olho), que interfere na absorção da luz que chega à retina, provocando diminuição da visão. Não existem medicamentos que possam reverter a catarata, sendo que a melhor solução é a cirurgia.

A principal causa da catarata é o processo natural de envelhecimento do olho. A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que mais da metade das pessoas  acima dos 65 anos têm catarata. No Brasil, são 120 mil novos casos ao ano.

 

Fonte: Prefeitura Municipal De Hortolândia 

Comentários via Facebook

Facebook

Contato

Fale com a redação


(19) 98717-6259

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Horóscopo

Patrocinadores

OUÇA AQUI A RÁDIO DIGITAL POP!

NoAr – Rádio Digital Pop