Hortolândia Sumare

Hortolândia está em situação de emergência em saúde pública

Foto: Divulgação / Prefeitura de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini decretou emergência em saúde pública em Hortolândia, nesta segunda-feira (16/03), para evitar a disseminação do Coronavírus, causador da COVID-19. Uma série de ações serão adotadas, em diversas áreas, em toda a cidade, para minimizar a transmissão do vírus. O decreto vigorará enquanto permanecer o estado de emergência causado pelo Coronavírus.

Em casos suspeitos da doença, a Prefeitura poderá realizar, de forma compulsória, exames médicos; exames laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos, além de estudo ou investigação epidemiológica para descobrir a origem da infecção e evitar novos contágios.

No serviço público, servidores da Prefeitura com mais de sessenta anos e as gestantes estão liberados do expediente presencial, por 15 dias, com exceção dos profissionais da Saúde e de Segurança.

As aulas nas escolas municipais estão suspensas, a partir do dia 23 de março, por prazo indeterminado (assim como a das escolas estaduais e particulares, conforme comunicado do Governo Estadual). Os alunos terão suas faltas abonadas.

Estão suspensas, ainda, as atividades praticadas em unidades municipais como Academia Municipal, Centro de Lutas, Biblioteca, centros culturais e Centros de Convivência da Melhor Idade. Por 30 dias, ficam suspensas, também, as reuniões dos Conselhos Municipais, com exceção do Conselho Municipal de Saúde, no que for referente ao enfrentamento do Coronavírus.

Fica suspensa, também, a realização de prova de vida dos aposentados do Hortoprev, pelo Regime Próprio de Previdência Social do município, pelo período de seis meses.

A Prefeitura recomenda que fiquem fechados, por até trinta dias, o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas e casas de espetáculo) Aos estabelecimentos comerciais, de prestação de serviços e industriais, a recomendação é para que haja ações de prevenção e controle do contágio, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Secretaria Municipal de Saúde.

O decreto pode ser conferido neste LINK.

Orientações na área da Saúde

A Secretaria de Saúde publicou, também nesta segunda-feira, portaria com medidas de emergência que serão adotadas nas unidades de saúde, com objetivo de enfrentar e prevenir o Coronavírus.

Estão suspensos os exames de ultrassonografia realizados no Centro de Especialidades Médicas (exceto ultrassom obstétrico); também estão suspensos exames eletivos de endoscopia e colonoscopia, realizados no Hospital Municipal; Raio X eletivos realizados nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento); exames de colposcopia realizados no Centro Especializado em Saúde da Mulher; exames de audiometria, realizados no CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação); e coletas de exames laboratoriais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), sendo que os casos urgentes devem ser avaliados com as equipes das unidades de saúde.

Os exames de mamografia terão o agendamento reduzido, assim como as consultas médicas nas UBSs e no Centro de Especialidades Médicas. Consultas de retorno estão suspensas, temporariamente, com exceção para os casos avaliados pelas equipes das unidades de saúde. O serviço de odontologia das UBSs e do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) está suspenso, sendo que os consultórios estarão abertos para atender apenas casos de urgência. Testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis, realizado no CEI (Centro Especializado em Infectologia) também estão suspensos.

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) manterá avaliação para pacientes em crise, mas os serviços dos pacientes intensivos, como oficinas, estão cancelados. Na Clínica de Hemodiálise, deverá ser criada uma sala para atender pacientes com suspeitas de COVID-19.

Mais detalhes sobre o atendimento nas unidades de saúde, podem ser conferidos na portaria, disponível neste LINK.

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia

Comentários via Facebook

Facebook

Contato

Fale com a redação


(19) 98717-6259

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Horóscopo

Patrocinadores

OUÇA AQUI A RÁDIO DIGITAL POP!

NoAr – Rádio Digital Pop