Hortolândia descontamina locais públicos por conta do novo coronavírus

Para conter os avanços da COVID-19, a cidade de Hortolândia realiza, diariamente, ações de descontaminação na cidade. Desde o início da semana, praças e parques, entre eles a praça do Parque São Jorge, receberam as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, que realizaram a limpeza com uma solução formada por água e hipoclorito. O objetivo é reduzir a circulação de microrganismos críticos para saúde pública, como fungos, bactérias e o próprio Coronavírus. 

Nesta sexta-feira, a ação será realizada na região central, beneficiando o Parque Chico Mendes. A descontaminação é realizada, diariamente, desde o dia 25 de março, e já beneficiou todas as regiões da cidade, passando pelo Hospital Municipal Mário Covas, UPAs-24h (Unidades de Pronto-Atendimento) e demais unidades de saúde, assim como pelas principais ruas e avenidas do município. Também acontece em outras áreas, como portarias de condomínios, agências bancárias, padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina e outros locais de serviços considerados essenciais.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o cronograma é realizado visando atender a demanda e as prioridades, com foco na saúde da população. O trabalho continuará por tempo indeterminado.

Na descontaminação, geralmente, são usados dois caminhões-pipas com capacidade para 8.000 e 8.500 litros de água com a mistura de 30 litros de hipoclorito para formular a solução desinfetante.

Conscientização

Apesar da descontaminação, a cidade reforça a importância do isolamento social. De acordo com a Secretaria de Saúde, a decisão de ficar em casa colabora para que as pessoas suspeitas de contaminação e as contaminadas com o vírus causador da COVID-19 não passem a doença para pessoas saudáveis. Isso porque o contágio acontece por gotículas, espalhadas ao falar, ao tossir ou espirrar. Neste momento, aqueles que puderem permanecer em casa, devem optar pelo isolamento social para proteger sua saúde e de toda a comunidade.

Fonte: PMH

Direto da Redação

Gabriel Falopa

TV Hortolândia

Comentários via Facebook