UVZ alerta sobre presença de escorpiões na região do Remanso Campineiro

A Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ) de Hortolândia iniciou um trabalho de conscientização pelas ruas da região do Remanso Campineiro. A medida é em combate à proliferação dos escorpiões, a UVZ instalou 19 armadilhas em galerias subterrâneas de águas pluviais e esgoto da região e identificou a presença dos artrópodes.

Os agentes vão visitar as casas individualmene, levando material informativo e verificando se há escorpiões. Segundo a Prefeitura a ação será na área delimitada pelas ruas Luiz Camilo de Camargo, José Atanázio Bueno, João Carlos França Franceschini, Capitão Lourival Mey, Wilson Vasco Mazon, Bernardino de Almeida, José Agostinho e João Cristino Freire. Cerca de 20 quarteirões terão a ação de conscientização.

Ainda segundo a administração municipal, em 2019 foram registrados 190 aparecimentos de escorpiões na cidade; no total, foram 96 acidentes com picadas. A UVZ orienta a população a colocar telas em ralos e grelhas de residência, como uma barreira que impede a entrada dos escorpiões. Além disso, deve-se evitar usar veneno ou inseticida comum para matar os artrópodes, já que estes produtos podem deixá-los mais agitados, podendo provocar acidentes com picada.

Caso algum morador encontre escorpiões na região em que mora, deve acionar a UVZ através dos telefones 3897-3312 ou 3897-5974.

Comentários via Facebook