Governo de SP decide estender vacinação para todas as faixas etárias

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (30) que a vacinação contra a gripe será estendida para todas as faixas etárias a partir de amanhã (1º de julho). O governador João Doria tomou a decisõ após reuniao com especialistas e visa proteger a população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde.

A campanha de vacinação que se encerraria hoje (30) foi prorrogada até o dia 24 de julho, a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos de saúde. Segundo a administração estadual, a vacina é segura e eficaz e protege contra complicações da gripe, como a pneumonia.

A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de vacinar os grupos prioritários: crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas. A vacinação nestes públicos está com índices inferiores a 60%.

Ainda segundo a administração estadual até a última semana foram aplicadas mais de 14,2 milhões de doses da vacina em SP. A meta de alcançar 90% da população-alvo foi atingida entre os idosos, profissionais de saúde e indígenas.

No caso das crianças entre 6 meses e menos de 6 anos, 54,1% foram imunizados; 50,5% das gestantes receberam a vacina e 59,2% das puérperas. Pessoas com idade entre 55 e 59 anos registram a menor procura, apenas 42,8%.

Foram imunizados ainda cerca de 219,7 mil pessoas do sistema prisional; 171 mil profissionais das forças de segurança; 134,9 mil caminhoneiros; 83,1 mil motoristas de transporte coletivo e 8,4 mil trabalhadores portuários; 2,5 milhões de pessoas com doenças crônicas; 287,2 mil professores do ensino básico e superior; 19,6 mil pessoas com deficiência.

Desde o dia 15 de junho foram inseridos na campanha trabalhadores do metrô, CPTM, Correios, agentes da limpeza urbana e pessoas em situação de rua.

Comentários via Facebook