Hospital de Campanha começa a funcionar em Sumaré

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sumaré

O Hospital de Campanha de Sumaré começou a funcionar e receber os primeiros pacientes infectados pelo coronavírus nesta quarta-feira (15 de julho). O local faz parte do Plano de Contingência do combate ao coronavírus na cidade e é idealizado desde janeiro.

Em um espaço de 10 mil m², no prédio do antigo hospital Madre Theodora, o hospital de campanha fica localizado no bairro Chácara Bela Vista, na região de Nova Veneza. Inicialmente, são 20 leitos de retaguarda clínica, sendo cinco com estabilização com ventilação mecânica.

Caso necessário, os leitos podem ser ampliados para 30. O atendimento é exclusivo para pacientes diagnosticados com Covid-19 e que já passaram por uma das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da cidade: do Jardim Macarenko ou do Matão.

Segundo a administração municipal, a decisão de iniciar os atendimentos no Hospital de Campanha foi tomada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, mesmo com a taxa de ocupação controlada nas UPAs.

Na tarde desta quarta-feira já haviam 4 pacientes em observação na nova unidade. Ainda segundo a administração municipal, os casos graves continuarão nas UPAs Macarenko e Matão.

Além disso, cada região da cidade conta com uma unidade de saúde referenciada para moradores que apresentarem sintomas leves da doença, conforme a relação abaixo:

– Região Central e Rural – UBS Veccon
Rua Moacyr Candido de Oliveira, 158

– Região do Matão – UBS Matão
Rua São Tiago Menor, 195

– Região do Picerno – UBS Bordon
Rua Antonieta Ravagnani Tanner, 190

– Região do Maria Antônia – UBS Florely
Rua Argia Demarchi, 72

– Região da Área Cura – UBS Ypiranga
Rua Rodigar Araujo Santos, 21

– Região de Nova Veneza – CIS Nova Veneza
Rua Paraíba, 211

Confira o endereço das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade de Sumaré:

– UPA Macarenko
Rua Vinicius de Moraes, 380 – Jardim Macarenko

– UPA Matão
Avenida Emilio Bosco, 1620 – Santa Clara

Comentários via Facebook