Alerta: golpistas se passam por fiscais da Vigilância Sanitária e exigem pagamentos de comerciantes em Campinas

Foto: Gilson Machado/Prefeitura de Campinas

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) de Campinas (SP) recebeu uma denúncia anônima sobre golpistas que se identificam como fiscais da vigilância sanitária e exigem pagamentos de comerciantes para o que o comércio possa permanecer aberto durante a quarentena.

Segundo a denúncia a ação foi feita no comércio local da região do Campo Grande. A Prefeitura da cidade esclarece que as autoridades sanitárias não fazem esse tipo de abordagem.

Segundo a administração municipal, o trabalho visa proteger a saúde da população com ações de prevenção e controle de doenças.

Quando são constatadas situações contrárias às disposições estabelecidas, é feita a fiscalização pela Vigilância Sanitária. Os fiscais se apresentam devidamente identificados com crachá e colete de unidade. Não existe a cobrança de qualquer valor pela ação.

A Prefeitura da cidade orienta ainda que, caso haja dúvida sobre a identificação do fiscal, o comerciário pode entrar em conato com o sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone.

A administração municipal disponibiliza ainda a lista completa das autridades sanitárias de Campinas, que fazem parte da Devisa. Confira no LINK.

Comentários via Facebook