População pode colaborar para manter cidade limpa e livre de doenças

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

As equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham, diariamente, desde as primeiras horas do dia, para manter a cidade limpa, conservada e, consequentemente, longe de doenças como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos. Nesta quinta-feira (16/07), servidores realizaram a poda do mato na avenida Cristóvão Colombo, a principal via do Jardim Nova Europa. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a grande quantidade de lixo e entulho descartados irregularmente na via, como mostra a foto acima, que ilustra a matéria, dificultou o trabalho de poda do mato.

“Os serviços de poda do mato, manutenção e zeladoria são os pilares para mantermos a cidade limpa, mas, sem a colaboração da população, não adianta limpar, já que alguns minutos depois o local já vira depósito irregular de lixo, entulho e outros resíduos. Além das ruas e avenidas, praças, parques e áreas verdes da cidade também sofrem com este tipo de crime ambiental e todas essas ações dificultam que o trabalho de limpeza seja mantido”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Além do Jardim Nova Europa, também nesta quinta-feira, os trabalhos de limpeza, poda do mato, manutenção e zeladoria foram realizados em áreas públicas nos jardins Rosolen, Novo Cambuí, Amanda, São Sebastião, Conceição, Adelaide e região Central. O serviço continua, nos próximos dias, inclusive aos finais de semana, em diferentes regiões de Hortolândia.

“Ao não praticar este crime ambiental, além de valorizar o trabalho dos nossos colaboradores que ‘suam a camisa’ para manter a cidade limpa, o munícipe contribui com o meio ambiente e evita a proliferação de doenças”, afirma Silva.

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Descontaminação continua

Equipes da Prefeitura também continuam as etapas do serviço de descontaminação contra o Coronavírus e outros germes. Nesta quinta-feira (16/07), o trabalho aconteceu em espaços privados como comércios essenciais (farmácias, postos de gasolina, restaurantes), na região Central e no Jardim Amanda. O trabalho segue em andamento, todos os dias, por tempo indeterminado.  A descontaminação é realizada todos os dias desde o dia 25 de março e visa conter a disseminação da COVID-19 no município.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Rodrigo Fonseca

Comentários via Facebook