Prefeitura de Hortolândia cria projeto para oferecer pontos de parada a entregadores de aplicativos

Foto: Roberto Parizotti/Fotos Públicas

Os entregadores de aplicativos têm um trabalho movimentado. Em breve, eles poderão fazer uma pausa, entre uma entrega e outra, em pontos de parada em postos de combustíveis no município. A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), criou o projeto “Posto Amigo do Entregador”. O lançamento do projeto será na próxima quinta-feira (23/07). Em virtude da pandemia do Coronavírus, para evitar aglomeração, o evento de lançamento será on-line, às 9h30, pelo aplicativo Zoom. O link para quem quiser acompanhar o lançamento será divulgado em breve.

O objetivo do projeto é oferecer aos entregadores um local com segurança e conforto onde possam descansar ou esperar a chamada da próxima entrega. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, a cidade conta com 243 entregadores formalizados. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação estima que o número de entregadores informais seja o dobro ou o triplo dos formalizados.

Os pontos de parada ficarão em postos de combustíveis da cidade associados ao Recap que aderirem ao projeto. Estes postos serão identificados com o selo do projeto (vide a imagem). Os pontos ficarão disponíveis no mesmo horário de funcionamento dos postos de combustíveis, das 6h às 22h, conforme o Decreto Municipal Nº 4.494, publicado pela Prefeitura, no dia 5 deste mês, que determinou a volta do município à Fase Vermelha do Plano São Paulo do governo do Estado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o projeto já conta com a adesão de oito postos da cidade. No município existem 35 postos de combustíveis, destes, de acordo com o Recap, 24 são associados ao sindicato.

Os postos de combustíveis participantes do projeto disponibilizarão um espaço de descanso e espera para os entregadores, com água e café gratuitos, e permitirão o acesso, também gratuito, ao sanitário.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, explica que o projeto atende às demandas feitas pelos entregadores para a Prefeitura no início deste mês e valoriza a importância do trabalho da categoria durante a pandemia. “Com um olhar atento para todos os setores e profissionais da cidade, a Prefeitura convidou os postos da cidade, por meio do Recap, a contribuírem com os entregadores de aplicativos, profissionais que desempenham um trabalho essencial para as pessoas, durante a pandemia. A Prefeitura entrou em contato com o Recap para firmar essa parceria com os postos cadastrados no sindicato. Assim, vamos oferecer mais conforto e segurança para os entregadores de aplicativos. Criamos esse projeto como uma medida de apoio e reconhecimento da importância e legitimidade da pauta de melhores condições para os trabalhadores do setor de entregas”, salienta Monique.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Marcio Furuno

Comentários via Facebook