Prefeitura e Sabesp intensificam fiscalização contra descarte irregular de esgoto

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) intensificam o trabalho de orientação e fiscalização para que a cidade atinja 100% de coleta de esgoto, com tratamento de resíduos. Desde o início da semana, equipes da Administração Municipal orientam moradores do Jd. das Paineiras e do Jd. Amanda a realizar a ligação correta da rede de esgoto. Nestes bairros, a fiscalização é intensiva desde o ano passado, para evitar que os dejetos caiam nas lagoas do bairro, causando a proliferação de aguapés.

Ajustes nas redes de esgoto também foram realizados na Vila Real, na Região Central e no Jardim Rosolen. O trabalho permanecerá em andamento pelos próximos dias, em diferentes regiões da cidade. Atualmente, o índice de coleta atinge 97,6% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o descarte irregular do esgoto doméstico, além de ser prejudicial à saúde, prejudica o meio ambiente, atingindo rios, ribeirões, nascentes e mananciais da cidade. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Rodrigo Fonseca

Comentários via Facebook