Projeto “Posto Amigo do Entregador” disponibiliza mapa com localização dos pontos de parada

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Os entregadores de aplicativos já podem desfrutar dos oito pontos de parada que integram o projeto “Posto Amigo do Entregador”, parceria da Prefeitura de Hortolândia com o Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região). O lançamento do projeto foi online, via aplicativo Zoom, nesta quinta-feira (23/07). No evento, a Prefeitura apresentou um mapa com a localização dos oito pontos instalados em postos de combustíveis na cidade. O mapa está disponível para download gratuito no site do sindicato, https://recap.org.br/, pelo link https://bit.ly/30EysWq. Partiparam do lançamento o prefeito Angelo Perugini; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação Monique Freschet; representantes do Recap e da categoria dos entregadores de aplicativos.

Perugini destacou que o objetivo é humanizar o trabalho desempenhado pelos entregadores, que se tornou essencial para as pessoas poderem ficar em casa, durante a pandemia do Coronavírus. “O Projeto ‘Posto Amigo do Entregador’ mostrou a importância da mobilização feita pela categoria dos entregadores que reivindicou melhores condições de trabalho. Esta ação se concretiza graças à parceria com o Recap, que teve a sensibilidade em aderir ao projeto e contribuir com o bem-estar dos trabalhadores do setor de entregas por aplicativos. Com este projeto, a Prefeitura está de portas abertas para ouvir e elaborar outras ações e medidas que os trabalhadores da categoria considerarem importantes”, ressaltou Perugini.

O diretor do Recap, Rodrigo Spadaccia Queiroz, destacou que o sindicato abraçou a iniciativa, assim que a Prefeitura apresentou a ideia do projeto. “Esse projeto vem com uma atitude simples, mas nós do Recap abraçamos de imediato. Esperamos que o projeto possa dar melhores condições de trabalho para esses profissionais que têm desempenhado um papel tão importante durante a pandemia”, salientou Queiroz.

Com o projeto, a Prefeitura visa estreitar o contato com os entregadores de aplicativos e oferecer outros serviços para a categoria, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet. “A partir deste projeto piloto, a Prefeitura buscará agregar outras ações e serviços aos entregadores, tais como regularização e formalização de MEI, treinamentos e cursos. Vamos também fazer a intermediação das demandas da categoria com o setor privado. Com isso, a Prefeitura quer, a partir de agora, estreitar cada vez mais os laços com categoria”, destacou Monique.

O projeto foi bem recebido pelo entregador Rodrigo Ezequiel dos Santos, que participou do evento de lançamento. “Essa iniciativa da Prefeitura é importante para os entregadores, pois, antes, nós não tínhamos um local seguro onde pudéssemos parar, descansar um pouco, beber água e usar o banheiro. Mas o trabalho tem que continuar. Há outras demandas da categoria que também precisam ser analisadas pela Prefeitura”, destacou o entregador.”

Projeto “Posto Amigo do Entregador”

O Projeto “Posto Amigo do Entregador” oferece aos entregadores um local com segurança e conforto, onde possam descansar ou esperar a chamada da próxima entrega. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, a cidade conta com 243 entregadores formalizados. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação estima que o número de entregadores informais seja o dobro ou o triplo dos formalizados.

Os pontos de parada já estão em oito postos de combustíveis da cidade associados ao Recap que aderiram ao projeto. Estes postos estão identificados com o selo do projeto. Os pontos ficam disponíveis no mesmo horário de funcionamento dos postos de combustíveis, das 6h às 22h, conforme o Decreto Municipal Nº 4.494, publicado pela Prefeitura, no dia 5 deste mês, que determinou a volta do município à Fase Vermelha do Plano São Paulo do governo do Estado. De acordo com o Recap, no município existem 35 postos de combustíveis, destes 24 são associados ao sindicato.

Os postos de combustíveis participantes do projeto disponibilizam um espaço de descanso e espera para os entregadores, com água e café gratuitos, e permitem o acesso, também gratuito, ao sanitário.

Postos de combustíveis da cidade interessados em aderir ao projeto, podem entrar em contato com o Recap por meio do telefone (19) 3284-2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Marcio Furuno

Comentários via Facebook