Final de semana terá equipes da GM e da fiscalização em plantão 24 horas para evitar aglomeração de pessoas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Guarda Municipal e do Setor de Fiscalização, fará plantão de 24 horas, neste final de semana, para evitar aglomeração de pessoas e perturbação do sossego no município. A partir da noite desta sexta-feira (24/07), entra em vigor mais uma etapa da “Operação Saturação”, que fiscalizará e orientará moradores a não realizarem confraternizações em espaços públicos e privados, a fim de evitar a disseminação do Coronavírus na cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança, as equipes realizarão ações por toda a cidade, continuamente, até o domingo (26/07). Após o final de semana, o trabalho também seguirá. As operações, além de evitarem aglomeração de pessoas e perturbação de sossego, também orientam sobre o funcionamento de comércios essenciais e não-essenciais.

Operação nas ruas evita “fluxos”, mas as festas continuam em espaços privados

De acordo com a Secretaria de Governo, a intensificação do trabalho na rua fez com que as festas irregulares migrassem dos espaços públicos para as residências, principalmente chácaras, em todas as regiões da cidade. Responsáveis por organizarem festas clandestinas podem ser multados em até R$ 5.000,00, segundo as leis de perturbação do sossego, e o local da confraternização será lacrado.

“Continuaremos nas ruas, em todas as regiões da cidade, para prevenção da vida, mantendo a segurança e evitando aglomeração de pessoas, perturbação do sossego e a disseminação do Coronavírus no município”, explica a comandante da Guarda Municipal, Michele Cardena Quinete.

De acordo com a Secretaria de Segurança, desde janeiro, 1.928 ocorrências ligadas à perturbação do sossego e aglomeração de pessoas foram registradas e atendidas pelas guarnições da GM. Nos meses de pandemia do Coronavírus foram registrados os maiores números de ocorrências. Só em junho, por exemplo, os agentes atenderam 386 ocorrências deste tipo na cidade.

Multas para pipas com cerol continuam

De acordo com a Secretaria de Segurança, as ações da GM para combater o uso de cerol em pipas também contribuíram para a queda do número de aglomeração de pessoas nas ruas, neste final de semana. Os agentes da força de segurança da Administração Municipal intensificarão o trabalho para evitar esta situação. Caso alguém seja flagrado usando cerol, o munícipe será multado em R$ 100,00. Se for menor de idade, os pais serão responsabilizados. A multa irá para o Sistema Tributário Municipal de Multas, por meio do CPF (Cadastro de Pessoa Física) do infrator.

Como denunciar

O munícipe que flagrar estas situações pode denunciar os infratores. Eles podem ser levados à delegacia. Denúncias que caracterizem aglomeração de pessoas ou perturbação de sossego podem ser feitas à corporação, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo telefone 153 ou 0800-111-580.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia – por Rodrigo Fonseca

Comentários via Facebook