Duas importantes avenidas de Hortolândia ganham iluminação de LED

Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia trabalha em ritmo acelerado na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED em toda a cidade. Desde terça-feira (28/07), as equipes da Secretaria de Obras iniciaram o trabalho na Av. Emancipação, próximo à empresa Magneti Marelli. Já na Av. Olívio Franceschini, em mais duas ilhas centrais, nas imediações da Escola Técnica de Hortolândia, começam a serem erguidos os novos postes.
 
Nesta etapa, a ação na Avenida da Emancipação acontecerá no trecho entre a empresa Magneti Marelli e o supermercado Good Bom. Os trabalhos para a troca das lâmpadas iniciaram com a escavação para passagem de eletrodutos. Após, será realizada a concretagem para a fixação da base dos novos postes.
 
As lâmpadas de LED têm muito mais eficiência e luminosidade. Além de proporcionarem redução de até 40% no consumo de eletricidade, representam uma opção sustentável, pois quase não demandam manutenção e há redução na utilização de água para a geração de energia.
 
Uma cidade mais iluminada
A meta da Prefeitura é que, até o final de 2021, todos os bairros contem com esta tecnologia, que coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes do Brasil. Ao todo, serão substituídas 22 mil lâmpadas de vapor de sódio. As regiões do Jardim Amanda e Rosolen já foram beneficiadas e o trabalho está em andamento na região do Jardim Nova Hortolândia.
 
O consórcio contratado pela Prefeitura por PPP (Parceria Público Privada) para as ações de gestão e modernização do parque de iluminação pública nos bairros realiza um estudo luminotécnico. Trata-se da avaliação de qual tipo de luminária se adequa melhor às ruas e avenidas.

PIC

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pela Prefeitura para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook