Sumaré registra queda de 21,30% nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2020

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sumaré

Sumaré continua registrando queda nos índices de criminalidade. O número de ocorrências policiais registradas no município durante o primeiro semestre deste ano caiu 21,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam que em 2020, de janeiro a junho, foram registrados 2.441 delitos. Em 2019, no mesmo período, foram 3.102, entre roubos e furtos diversos, homicídios, lesão corporal, entre outros.

“Sumaré está mais segura e a queda nestes índices é resultado direto da eficácia das medidas de segurança adotadas na cidade, e confirma a produtividade das forças policiais (civil e militar), em parceria com a nossa Guarda Municipal. Todo esse esforço e dedicação tem se mostrado positivamente nas estatísticas. Agrademos a dedicação de cada membro das corporações por trabalham diariamente para proteger a vida da nossa população”, declarou o prefeito Luiz Dalben.

Entre os índices de criminalidade que obtiveram maior queda estão às ocorrências de roubo de cargas com redução de 50%, lesão corporal culposa por acidente de trânsito com redução de 32,9% e furtos de veículos e outras naturezas com queda de 27,2% no número de registros. Sumaré também reduziu os casos de estupro em 18,75%.

Os índices de segurança são constantemente analisados pela Guarda Municipal de Sumaré e são essenciais para a adoção de diretrizes que contribuam para reforçar a segurança da população. Além disso, desde 2017, a Administração Municipal tem realizado importantes investimentos na corporação.

“A segurança da nossa população sempre foi uma das nossas prioridades, tanto que os últimos três anos foram de investimentos e muitos avanços. Temos acompanhado uma redução significativa da criminalidade e a Administração Municipal não tem medido esforços para auxiliar os órgãos de segurança, inclusive os estaduais”, reforçou o vice-prefeito, Henrique Stein Sciascio.

Investimentos

Para lidar com ocorrências de maior grau de periculosidade foi criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal). A sede da GM ganhou a CECOM (Central de Comunicação e Monitoramento), um novo sistema operacional que integra o atendimento à população, monitoramento da cidade e despacho de ocorrências. Novas viaturas e uma Base Móvel para o Canil, uniformes e equipamentos também foram entregues para a corporação. Os GMs Agentes de Fiscalização Ambiental foram regulamentados no Município e trabalham em conjunto com o GPA (Grupo de Proteção Ambiental) da Guarda.

O sistema de videomonitoramento foi ampliado e câmeras foram instaladas nas escolas municipais e unidades de saúde, além do Cemitério da Saudade, que não registrou mais furtos após a implantação do sistema. A Guarda Municipal também passou a operar com tablets, agilizando as ocorrências. As operações Bar Legal, Saturação, Pancadão e Chorume e cursos de atualização foram intensificados.

Houve a entrega de novas viaturas para o Departamento de Trânsito, capacitações para os agentes, reforço nas operações e na sinalização de trânsito. Com melhor sinalização, organização e trabalho de conscientização, a segurança também aumentou no trânsito: os números apontam para uma redução de 55% na quantidade de acidentes com óbitos entre janeiro a junho de 2020, em comparação com o mesmo período do ano de 2016.

*Com informações da Prefeitura de Sumaré

Comentários via Facebook