Coronavírus: Hipermercado de shopping de Campinas é multado; outras 25 lojas são fiscalizadas

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas promoveu na noite de quinta-feira (30 de julho) uma ação fiscalizatória em dois shoppings da cidade. A ação foi coordenada pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e contou com a participação do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), além da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb).

Três equipes de fiscalização foram aos centros comerciais para verificar se os estabelecimentos cumpriam as medidas de controle e prevenção para a contenção do Covid-19.

Entre os itens checados pela fiscalização estão o uso de máscaras de proteção por clientes e funcionários, controle de fluxo de pessoas nas lojas, aglomeração, demarcação no piso para garantir o distanciamento entre os clientes, disponibilização de álcool gel e fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários e, ainda, ter a Declaração de Estabelecimento Responsável em local visível.

Cerca de 25 estabelecimentos foram fiscalizados e um hipermercado foi multado por não realizar controle de fluxo de pessoas, or permitir a entrada de cliente sem máscara, por não ter demarcação de distanciamento nas filas de espera e não ter a Declaração de Estabelecimento Responsável. A Prefeitura não divulgou o nome do hipermercado.

A autuação prevê uma multa de R$ 1.446,44, o que equivale a 400 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs). Caso haja reincidência, a multa dobra.

Comentários via Facebook