Ruas de Hortolândia passam por descontaminação

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Começou, nesta segunda-feira (03/08), o serviço de pulverização, realizado pela empresa Farma Conde em parceria com a Prefeitura, para combater a disseminação do Coronavírus em Hortolândia. O primeiro dia de serviço foi nas regiões Central e dos jardins Amanda e Rosolen. Esta é mais uma parceria da Administração Municipal com a iniciativa privada para contribuir com a saúde da população. O trabalho, que é realizado com um líquido desinfetante, continua, nesta terça-feira (04/08), nas mesmas regiões, nas principais ruas e avenidas, além de praças, parques e espaços públicos. No total, 840 quilômetros lineares, entre ruas, avenidas e calçadas, serão descontaminados.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, para realizar a pulverização em Hortolândia, são utilizados sete tratores que transportam pulverizadores de grande porte, com capacidade reservatória de até dois mil litros. Para percorrer áreas menos extensas e de difícil acesso, trabalhadores utilizam 15 equipamentos de costas com capacidade de 20 litros, manuseados individualmente.

Produto desinfetante não oferece riscos à biodiversidade

A matéria-prima utilizada é o hipoclorito de sódio, produto largamente utilizado como desinfetante. É importante ressaltar que o produto não oferece toxidade para o ser humano nem para animais e conta com aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Presidente do Grupo Conde, Mário Muniz, ressaltou a importância das parcerias neste momento. “A Farma Conde acredita que, nesse momento, todos os segmentos da sociedade precisam dar sua colaboração para combater a pandemia do Coronavírus. Esperamos também que nossa iniciativa inspire outros empresários na adoção de ações de apoio ao poder público”, enfatizou Muniz.

Descontaminação contribui com a saúde da população

Além da pulverização, a Prefeitura também realizou, nesta segunda-feira (03/08), a descontaminação com água e hipoclorito de sódio utilizando um caminhão-pipa na praça localizada em frente ao Hospital Municipal Mário Covas, além do próprio prédio da unidade de saúde, localizada no Jd. Mirante. Também receberam o serviço os prédios das UBSs (Unidades Básicas de Sáude) dos jardins Campos Verdes, Santa Clara do Lago, Figueiras, Estrela, Novo Ângulo, Santiago, São Jorge e os comércios localizados nas principais avenidas destes bairros . O trabalho de descontaminação, realizado por agentes da Administração Municipal, ocorre desde o dia 25 de março e permanece por tempo indeterminado.

“Este trabalho já beneficiou todas as regiões da cidade, passando pelo Hospital Municipal Mário Covas, UPAs-24h (Unidades de Pronto-Atendimento) e demais unidades de saúde, assim como pelas principais ruas e avenidas do município. A descontaminação também acontece em outras áreas, como portarias de condomínios, agências bancárias, padarias, supermercados, farmácias, postos de gasolina e outros locais de serviços considerados essenciais”, observa o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o cronograma é realizado, visando atender a demanda e as prioridades, com foco na saúde da população.

Túneis de descontaminação

Pensando na segurança da saúde da população, um túnel inflável de descontaminação foi instalado pela Prefeitura na entrada do Hospital Municipal Mário Covas. Os aparelhos também foram montados na UPA-24h Nova Hortolândia/Unidade Respiratória e nas UPAs-24 Jd. Rosolen e Jd.Amanda.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook