Ponte da Esperança é iluminada de lilás no mês de prevenção a violência contra a mulher

Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Ponte da Esperança está iluminada de lilás, desde a noite desta segunda-feira (03/08), para lembrar de algo que ninguém deveria esquecer: o combate à violência contra a mulher. Durante o Agosto Lilás, diversos órgãos e municípios de mobilizam pelo fim da violência doméstica.

Em Hortolândia, a Prefeitura disponibiliza os serviços do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”, no Jardim das Paineiras, para acolher mulheres em situação de violência doméstica. Durante esta pandemia, o atendimento presencial precisa ser agendado, adotando medidas de prevenção e distanciamento social. Para marcar um horário é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3819-6298, das 9h às 15h.

Desde o início da recomendação para o distanciamento social, os serviços do CRAM tiveram continuidade com a disponibilização de números para denúncias e atendimentos remotos. O telefone de plantão é uma opção permanente. Por isso, mesmo com a retomada do atendimento presencial, as mulheres podem entrar em contato pelo número: (19) 97171-5655.

O CRAM atua como um articulador dos serviços da rede de apoio com intuito de facilitar o acesso ao atendimento e não perpetuar o ciclo da violência. Há ainda atendimento em esquema de plantão, pelo telefone (19) 97171-5655. De 23 de março a 5 de junho deste ano, enquanto o trabalho na unidade acontecia remotamente, foram realizados ao todo 275 atendimentos.

Ponte iluminada

O sistema de iluminação decorativa da Ponte da Esperança foi instalado na estrutura, de forma permanente, no ano passado. Os equipamentos têm a possibilidade de mudar de cor, conforme a programação, marcando o comprometimento da Administração Municipal com diversas causas sociais ou datas comemorativas, como o Natal e a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

De acordo com informações da Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, os refletores do sistema de iluminação decorativa ficam instalados nos estais, no pilar central e na base inferior, com iluminação direcionada às colunas.

Nova iluminação

A Prefeitura de Hortolândia investe na modernização do parque de iluminação pública de toda a cidade. Por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), o município realiza a troca de lâmpadas de vapor de sódio, em toda a cidade, por luminárias de LED, que conferem maior potencial de luminosidade. Até o final de 2021, todas as ruas da cidade terão iluminação de LED, totalizando a troca das lâmpadas em 22 mil pontos. O contrato de PPP inclui, além da substituição das luzes, os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção da iluminação pública da cidade. As ações de modernização da rede de iluminação pública garantirão eficiência energética e economia aos cofres públicos.

Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para fazer estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook