Parques de Campinas tem movimento tranquilo na reabertura aos finais de semana

Foto: Prefeitura de Campinas/Divulgação

Os 24 parques e bosques de Campinas receberam quase 7.300 visitantes sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto, primeiro fim de semana de reabertura dos locais desde que Campinas entrou na fase amarela do Plano São Paulo, do Governo do Estado. O balanço foi apresentado pelo prefeito Jonas Donizette durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, na tarde desta segunda-feira, dia 17 de agosto.

Os espaços mais frequentados foram a Lagoa do Taquaral, com 2.754 pessoas no total (1.296 no sábado e 1.458 no domingo) e o Bosque dos Jequitibás, com 1.128 pessoas (643 no sábado e 485 no domingo). Todos os parques e bosques funcionam de quarta-feira a domingo, das 7h às 13h, e podem receber somente 30% dos visitantes.

“Estamos apresentando o balanço do primeiro fim de semana da reabertura dos parques e bosques. Foi tudo muito bem. A Lagoa é o local mais frequentado, tem características próprias, é um dos principais parques de Campinas, e atrai muitas pessoas”, comentou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, “o movimento foi tranquilo e não houve qualquer tipo de incidente, em nenhum dos parques”.

O uso de máscara é obrigatório e foi disponibilizado álcool gel na entrada dos parques. Faixa na entrada divulga as orientações sobre as medidas sanitárias se serem seguidas. As atrações de uso coletivo, como parquinhos, quadras, campos de futebol, academias, entre outros, estão fechadas em todos os parques e bosques.

Juventude Conectada

No sábado, 15 de agosto, os bolsistas do programa Juventude Conectada realizaram uma ação na entrada da Lagoa do Taquaral, com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso de máscaras. Foram abordadas 500 pessoas e entregues 350 máscaras. Dez pessoas não entraram na Lagoa porque estavam sem máscara e preferiram caminhar do lado de fora a usar o equipamento de proteção individual para entrar no parque.

“Infelizmente, soubemos que muitas pessoas estavam sem máscaras e que, quando abordadas, trataram os bolsistas do Juventude Conectada com hostilidade e descaso”, lamentou o prefeito durante a divulgação do balanço.

Parques e bosques de Campinas

Lagoa do Taquaral – Parque Taquaral

Bosque dos Jequitibás – Bosque

Lago do Café – Parque Taquaral

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Vila Brandina

Parque dos Guarantãs – Jardim Nova Europa

Bosque Ytzhak Rabin – Jardim Madalena

Bosque Chico Mendes – Parque São Quirino

Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi) – Vila Lemos

Bosque Ferdinando Tilli – Parque Valença

Bosque dos Cambarás – DIC 5/ Ouro Verde

Bosque Augusto Ruschi – DIC 1/ Ouro Verde

Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer) – Guanabara

Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior) – Guanabara

Bosque dos Artistas – Swift

Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho – Barão Geraldo

Parque das Águas – Parque Prado

Bosque da Mata – Parque São Jorge

Bosque Santa Bárbara – Parque Santa Bárbara

Parque Linear Capivari – Jardim Capivari

Pedreira do Chapadão – Jardim Chapadão

Parque Luciano do Valle – Vila União

Parque Dom Bosco – Vida Nova/Ouro Verde

Praça da juventude – DICs/Marighela/Ouro Verde

Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro

*Com informações da Prefeitura de Campinas

Comentários via Facebook