Seis bairros de Hortolândia recebem mutirão de poda do mato, limpeza e zeladoria

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Mesmo com a chuva, equipes da Prefeitura de Hortolândia realizaram mutirões de poda do mato e limpeza em seis bairros da cidade. O trabalho é realizado, diariamente, em diversas regiões. Nesta terça-feira (18/08), a limpeza e a poda do mato aconteceram na avenida Joaquim Martarolli, ao lado do Parque Socioambiental Lago da Fé, nas vias da Vila Real e do Jardim Nova Europa e na avenida Tarsila do Amaral, no Jardim Amanda. Ainda no Jardim Amanda, houve retirada de aguapés da superfície das lagoas do bairro.

Na rua Luiz Camilo de Camargo, na Região Central, foi realizada poda de galhos das árvores. A ação visa colaborar com a segurança de motoristas, já que a colisão com galhos pode causar acidentes. Concluindo os serviços de zeladoria do dia, o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang também recebeu limpeza e poda do mato nas áreas internas e externas.

“Estes trabalhos são permanentes e continuam, inclusive aos finais de semana, em diferentes regiões. O objetivo é manter a cidade limpa, conservada e, consequentemente, longe de doenças como a Dengue ou outras transmitidas por animais peçonhentos”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Raimundo da Silva.

Serviços na rede de esgoto contribuem com o meio ambiente

A Prefeitura também realizou serviços de melhorias e manutenção na rede de esgoto em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O objetivo é fazer com que a cidade atinja 100% de coleta de esgoto. No Jardim Auxiliadora e no Jardim Novo Ângulo, moradores receberam orientação para realizar a ligação correta da rede de esgoto e serviços para evitar rompimentos. Atualmente, o índice de coleta no município atinge 97,6% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

“Precisamos da colaboração da população, inclusive para não descartar irregularmente os resíduos do esgoto doméstico, lixo e entulho. Além das ruas e avenidas, praças, parques, lagoas, nascentes e áreas verdes da cidade também sofrem com este tipo de crime ambiental”, afirma Silva.

O descarte irregular de lixo, entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa, em Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook