Onda de frio: pessoas em situação de rua são acolhidas em abrigo no Ginásio Victor Savala

Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia acolhe pessoas em situação de rua no abrigo provisório, montado no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, localizado na rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500,  no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Com a “onda de frio” que atinge a cidade, neste final de semana, quem necessitar pode utilizar o espaço da Administração Municipal, que funciona desde primeiro de junho e permanecerá funcionando por tempo indeterminado.

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, todas as noites, aproximadamente duas novas pessoas aceitam passar a madrugada no local. Cerca de 30 pessoas estão permanentemente abrigadas no ginásio.

“O abrigo montado no ginásio funciona 24 horas, todos os dias da semana, com capacidade para 60 pessoas. No local, os abrigados recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, café da tarde e jantar). Além das refeições, a Prefeitura também disponibiliza banho, itens de uso pessoal, roupas de cama e colchões. O abrigo tem espaço dividido para homens e mulheres. As luzes do ginásio são apagadas às 22h para o repouso”, explica o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno.

No abrigo, os moradores também recebem atendimento social e, em caso de necessidade, encaminhamento para os serviços de saúde da rede municipal. A comunidade também pode ajudar. Quem vir alguma pessoa em situação de rua na cidade pode entrar em contato com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social por meio do telefone (19) 99936-6459. O número funciona 24 horas, de segunda-feira a domingo.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook