Em Hortolândia, descarte de entulho e resíduos reaproveitáveis deve ser feito nos PEVs

Foto: Divulgação/PMH

Além de manter os cuidados de higiene para conter a disseminação do Coronavírus, a população pode contribuir com a saúde pública ao fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) do município. A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, em parceria com a Caixa Econômica Federal, novos PEVs nas regiões do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Emília e no Jardim Santa Esmeralda, em julho deste ano. Com a implantação destes três novos equipamentos, a cidade agora conta com 11 PEVs.

O horário de funcionamento dos PEVs é de segunda a domingo, inclusive feriados, das 8h às 12h e das 13h às 16h30, com exceção dos PEVs Orestes Ôngaro e Jardim Santiago. Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para descarte regular com o uso obrigatório de máscara. Estão em fase de construção mais dois PEVs no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Mesmo com os 11 PEVs implantados na cidade pela Prefeitura, há moradores que ainda fazem descarte irregular de resíduos em áreas e vias públicas. A Fiscalização Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorre a cidade para orientar a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos. No fim de semana do feriado da Independência, a equipe do órgão constatou a presença de entulho em calçadas das regiões do Recreio Alvorada, Parque Gabriel, Jardim São Jorge e Parque Ortolândia.

Nestes casos, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, explica que o morador é orientado a fazer a retirada dos resíduos e levá-los para o PEV mais próximo da residência. Em geral, o prazo para a retirada é de cinco dias úteis, mas poderá ser ampliado, caso o munícipe tenha necessidade.

Após orientação e conscientização, se o morador não fizer a retirada, ele poderá ser notificado e posteriormente multado, uma vez que o descarte irregular de entulho e resíduos é crime ambiental sujeito a multa em Hortolândia. Atualmente, os valores variam de R$ 340 a R$ 34.000.

Quem quiser ajudar na identificação de pessoas e veículos que praticam este crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa “Agenda Verde”, da Prefeitura. O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ressalta que, ao fazer o descarte correto de resíduos, os moradores colaboram para manter a limpeza da cidade. “Ao fazer isso, a população evita a proliferação de insetos e consequentemente de doenças. Para uma cidade limpa e saudável é necessária a contribuição de todos os moradores. Orientamos que a população utilize os PEVs para descarte dos materiais recicláveis domésticos, entulhos, eletrônicos e volumosos”, reforça Eliane. Os endereços dos PEVs, disponíveis abaixo, também estão no aplicativo do programa “Agenda Verde”, da Prefeitura.

Confira abaixo a lista dos 11 PEVs existentes no município:

  • PEV 1 – Jd. Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva
  • PEV 2 – Jd.Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
  • PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005
  • PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)
  • PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes
  • PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº
  • PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes
  • PEV 8 – Jd. Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230
  • PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610
  • PEV 10 – Jd. Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini
  • PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº

Em construção:

  • PEV 12 – Jd. Nova Alvorada: rua Alcebíades Marques (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé
  • PEV 13 –Jd.São Sebastião: rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Jardim São Sebastião)

*Com informações da Prefeitura de Hortolândi

Comentários via Facebook