Abertas inscrições para formações profissionalizantes de teatro e dança da Prefeitura de Hortolândia

Foto: Divulgação

Amantes da expressão corporal, através do teatro e da dança, que desejem aprimorar essas artes já podem se inscrever nas formações culturais profissionalizantes gratuitas, promovidas pela Prefeitura de Hortolândia. Há 200 vagas, entre as duas turmas e módulos disponíveis. Para participar é preciso ter acima de 16 anos e haver terminado ou estar cursando o Ensino Médio. As inscrições para este semestre vão até o dia 25 de setembro e serão preenchidas por ordem de inclusão na lista de interesse.

As aulas estão vinculadas ao Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal”, localizado no Jardim Amanda, mas acontecerão online até que sejam retomadas as aulas presenciais, para conter a disseminação da COVID-19.

O processo de declaração de interesse à vaga pode ser realizado totalmente online, inclusive o envio de documentos. O formulário está disponível através deste link. Cadastros realizados após o dia 25 de setembro ficarão no cadastro reserva e disponíveis para as próximas turmas. No formulário, a pessoa pode escolher a componente curricular do segundo semestre de 2020 e já indicar o interesse pelas componentes nos próximos semestres.

Os cursos profissionalizantes em Teatro e em Dança têm carga horária de mais de 1.160 horas e permitem que o aprendiz pleiteie o registro profissional junto ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo) ou ao SindDança (Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo).

Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e são selecionados por processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente.

Caso a pessoa deseje colocar seu nome na lista de interesse presencialmente, deve agendar atendimento pelo telefone da Escola de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, pelo telefone (19) 3819-0518.

Confira abaixo a descrição técnica pedagógica das formações culturais profissionalizantes de Teatro e de Dança:

– A Formação Cultural em Teatro oferece uma formação técnica e ética, com vistas à preparação do aprendiz para ingressar no mercado de trabalho das artes da cena, com ênfase na participação em grupos formais e informais.

Nas componentes curriculares teóricas são abordados os principais autores e encenadores do teatro ocidental e nas componentes práticas o aprendiz desenvolve-se como criador artístico por meio de montagens teatrais e intenso aprimoramento corporal e vocal.

Ao final de cada semestre, os aprendizes apresentam os resultados de seus trabalhos na MAC (Mostra de Artes da Cena) ou outra correspondente.

– A Formação Cultural em Dança é voltada ao aprimoramento técnico e profissionalizante do aprendiz na área das Artes Corporais, com vistas à atuação como bailarino intérprete criador. O curso objetiva desenvolver a capacidade de articular fundamentos práticos e teóricos da dança. São oferecidas atividades que propiciam a consciência e percepção do próprio corpo, despertam a expressão e a exploração criativa do movimento e desenvolvem o domínio corporal dos movimentos. Também são apresentadas diversas abordagens de estudo do corpo em relação ao contexto histórico e social em que está inserido, tendo em vista a capacidade de refletir e compreender criticamente os conceitos que organizam a dança como área do conhecimento.

Ao final de cada semestre os aprendizes devem apresentar os resultados de seus trabalhos na MAC.

SERVIÇO:

Formações culturais profissionalizantes gratuitas de Teatro e Dança

Inscrições para as turmas de 2020 até 25 de setembro

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7BhxJnyEfOHPvQNkps_B-TR_ENq7dpZ1HkZLbFVpbYJbuOA/viewform

– Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso” – Escola de Artes “Augusto Boal

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jd. Amanda

Telefone: 3819-0518

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia
Comentários via Facebook