Enquanto BRK faz “descarga monitorada”, moradores da Área Cura ficam sem água em Sumaré

Foto: Priscila Moraes/TV Hortolândia

Moradores da região da Área Cura, em Sumaré (SP), estão há pelo menos dois dias sem água nas torneiras. Enquanto isso, a empresa responsável pelo abastecimento, a BrookField Ambiental (BRK), faz uma “descarga monitorada” de água aparentemente limpa na mesma região.

O descarte da água, no entanto, não era acompanhada presencialmente por nenhum representante da empresa no local, conforme registrado em fotos.

No site da companhia, há apenas um aviso de que poderia faltar água para os moradores dos bairros Jardim Callegari e Jardim Nova Esperança I e II por conta de “baixos níveis de reservação do reservatório que abastece a região”, porém, a falta d’água segue neste domingo (20) em outros bairros da região.

O QUE DIZ A BRK?

Procurada, a BRK enviou a nossa redação a seguinte nota:

A BRK Ambiental informa que no domingo, dia 20, realizou a última etapa da obra da adutora Bandeirantes-Calegari. Por conta disso, houve oscilação no fornecimento de água ao longo do dia tendo o abastecimento no bairro citado sido totalmente normalizado na manhã desta segunda, dia 21.

A execução da obra e a interrupção programada no abastecimento foram informadas previamente pela empresa aos clientes por meio das redes sociais, SMS, carro de som, site, além da divulgação do tema na imprensa local.

Com relação as descargas monitoradas, a empresa esclarece que elas são dispositivos instalados nos sistemas de distribuição de água e que tem como objetivo permitir o descarte quando eventualmente possa ocorrer algum tipo de alteração na qualidade. Elas são utilizadas em situações preventiva e corretivas.

No caso da descarga monitorada informada pelo morador à equipe de reportagem, tratou-se de uma medida corretiva, necessária após a intervenção no sistema de distribuição de água. A descarga, neste caso, foi fundamental para evitar que as partículas que se desprendem das redes após qualquer obra, reparo ou manutenção cheguem aos imóveis. Todas as descargas são mapeadas e a concessionária tem o controle do volume e do tempo de cada uma delas. O local é sempre sinalizado e monitorado por um de nossos técnicos que, apesar de não permanecer integralmente no local, sempre retorna ao final do processo.

A BRK Ambiental aproveita para reforçar que a obra executada é de extrema importância para o município já que vai aumentar a disponibilidade de água para as regiões de Área Cura e Nova Veneza, beneficiando 82 mil moradores.

Em casos de dúvidas, a concessionária está à disposição dos clientes por meio telefone: 0800 771 0001.

Foto: Priscila Moraes/TV Hortolândia
Comentários via Facebook