Hortolândia imuniza quase 5 mil pessoas contra o Sarampo

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Você ainda não se imunizou contra o Sarampo? Então, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa e não deixe para a última hora! A campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 31 de outubro. A vacina está disponível nas UBSs do município para a população adulta de 20 a 49 anos. Também podem receber a imunização pessoas com idade entre seis meses a 19 anos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, já foram imunizadas 4.971 pessoas, das quais 1.858 com idade de seis meses a 29 anos, e 3.113 com idade de 30 a 49 anos. O órgão ainda informa que, neste ano, até o momento, o município registra 7 casos notificados de Sarampo, dos quais dois positivos, cinco negativos e nenhum óbito.

Em virtude de o Sarampo ter contágio rápido, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que os públicos-alvo da campanha procurem a UBS mais próxima de casa para receber a imunização e, com isso, evitar que a doença se alastre pela cidade, neste momento de pandemia do Coronavírus.

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a campanha é para intensificar a imunização contra o Sarampo. A doença estava sem ocorrência de casos no Brasil, mas, em 2019, foi reintroduzida em território nacional.

Crianças devem tomar duas doses válidas da vacina contra o Sarampo, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. A Vigilância Epidemiológica orienta que é importante que crianças a partir de 6 meses a 11 meses recebam a dose D (dose de intensificação). Já os adultos precisam ter, pelo menos, duas doses anotadas na carteira de vacinação.

De acordo com informações no site do Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o Sarampo é pela vacina. Dentre os sintomas da doença estão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, e mal-estar intenso.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook