Hortolândia comemora nesta quarta-feira, 23, Dia Nacional do Agente de Trânsito

Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia comemorou, nesta quarta-feira (23/09), o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data faz parte do calendário oficial da Semana Nacional do Trânsito, que começou no dia 18 e vai até o dia 25 deste mês. O objetivo da semana é conscientizar a população para um trânsito mais seguro. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro, o Agente de Trânsito exerce atividades de fiscalização e operações para o melhor funcionamento e fluidez do tráfego nas cidades.

“Nesta Semana Nacional do Trânsito e, principalmente, neste data que tem o objetivo de homenagear o agente de trânsito, nós agradecemos a estes profissionais, de Hortolândia e de todo o Brasil, pelo esforço, dedicação e comprometimento. O trabalho dos  agentes de trânsito é fundamental para a melhor fluidez do nosso sistema viário  e para a segurança dos pedestres,  ciclistas, motociclistas e condutores”, afirma o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Semana Nacional do Trânsito já teve atividade na cidade

Na manhã de terça-feira (22/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Viação Lira, realizou um ato simbólico pela Semana Nacional do Trânsito na Ponte Estaiada.  Aproximadamente mil balões de gás hélio, amarelos e brancos, transportando sementes de Crotalária, uma planta que serve como repelente contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, foram soltos no local.

“As cores dos balões representam a prevenção aos acidentes de trânsito e à vida. Prefeituras de todo o país realizaram atos semelhantes para marcar a data em conjunto com os fóruns Nacional e Paulista da Mobilidade Urbana”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Também foi celebrado, na terça-feira, o Dia Mundial Sem Carro e, na sexta-feira (25/09), será comemorado o Dia Nacional do Trânsito, instituído em 1997 com o objetivo de conscientizar a população sobre um trânsito mais seguro.

Segurança viária cresce em Hortolândia

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro do ano passado.

Outra medida importante é a instalação de dois painéis eletrônicos com informações sobre o trânsito, nas entradas da cidade. Eles já estão em funcionamento. O objetivo é informar ao motorista sobre o fluxo do trânsito no município, além de dar avisos necessários para a boa fluidez do tráfego, cuidados e bem-estar pessoal.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook