Atividades online marcam comemoração ao Dia do Idoso em Hortolândia

Foto: Arquivo/Prefeitura de Hortolândia

Para celebrar o Dia Internacional do Idoso, que acontece nesta quinta-feira (01/10), a Prefeitura de Hortolândia promove, durante toda a semana, uma série de atividades online, disponibilizadas via Whatsapp, aos idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), órgão da Secretaria de Governo. A programação conta com atividades para a saúde corporal e, também, para matar a saudade da programação realizada nos anos anteriores.
 
O objetivo da ação é comemorar a data, além de oferecer atividades que os mantenham ativos, com aulas de ginástica localizada, ginástica com garrafa pet e uma aula de equilíbrio, essencial para prevenir quedas. As atividades presenciais estão suspensas, medida adotada para conter a disseminação do Coronavírus.
 
Desde 2013, a data era comemorada com a realização da Gincana da Melhor Idade, que contava com atividades esportivas, culturais, relâmpago, extras e de solidariedade. Para relembrar estes momentos de convívio e diversão, também serão encaminhados vídeos com fotos das edições anteriores do evento. No ano passado, cerca de 250 idosos participaram da ação.
 
De acordo com a coordenadora do CCMI, Fernanda Fadiga, o desejo seria comemorar esta data com a realização da Gincana, com muita alegria, barulho, atividades culturais, esportivas e de solidariedade. Mas, o momento é de priorizar a saúde e segurança dos idosos.
 
“Este ano, com a suspensão de nossas atividades, precisamos nos reinventar. Então, fizemos uma retrospectiva de todas as edições anteriores da nossa tradicional Gincana da Melhor Idade, divididos em três vídeos curtos; que foram enviados aos idosos um a cada dia. O objetivo é estimular a memória e promover boas lembranças. Na quinta-feira (01/10), em homenagem ao Dia dos Idosos, enviamos um vídeo com a participação de oito idosos, com mensagens simples, mas fundamentais do que acreditamos ser importante: respeito, saúde, sentimentos, direitos e família”, enfatizou Fernanda.
 
Atualmente com duas unidades, uma no Remanso Campineiro e outra no Jardim Amanda, o Centro de Convivência da Melhor Idade possui cerca de 1.500 idosos cadastrados.
 
Mantenha-se ativo
Para auxiliar os idosos durante a quarentena, além do monitoramento para averiguar a saúde física e psicológica, os integrantes do CCMI participam de grupos de WhatsApp e recebem videoaulas de atividades físicas, mensagens motivacionais, fotos antigas tiradas durante as atividades para relembrar momentos e, assim, matar a saudade.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook