Prefeitura capacita bolsistas para atuar em Educação Ambiental

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Apesar da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia amplia o trabalho de educação ambiental. Prova disso é o recente remanejamento de oitos bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação Trabalho e Educação), da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Há cerca de duas semanas, estes bolsistas passam por capacitação para atuar como agentes de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Uma das etapas de capacitação é o curso de plantio de mudas ministrado no Viveiro Municipal, nesta sexta-feira (02/10).

De acordo com o coordenador do núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Zanoni, os oito bolsistas tiveram aula prática sobre como produzir mudas de plantas forrageiras ornamentais. Eles aprenderam a preparar o substrato, a coletar galhos para produzir matrizes, cortar e plantar mudas, bem como sobre o processo de irrigação.

“O curso proporcionou uma vivência aos bolsistas para que eles tenham um sentimento prático e real sobre a área em que vão atuar. Com isso, estarão aptos a dar respostas com propriedade para a população”, salienta o coordenador. Além do curso, a capacitação incluiu ainda visitas às lagoas e cooperativas, aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) do município, entre outras atividades.

Ainda de acordo com o coordenador Ricardo Zanoni, a ideia é que os futuros agentes desenvolvam oficinas de recicláveis junto à população do entorno do Parque Novo Ângulo, que ainda está em fase de construção.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook