Sarau “Aqui Trem Poesia” fará última edição do ano nesta terça-feira (06/10)

Foto: Divulgação

Já em clima de saudosismo, acontece nesta terça-feira (06/10), a última edição do sarau “Aqui Trem Poesia”, deste ano. A quinta edição online – Em Casa – será realizada a partir das 19 horas, no canal oficial do evento no Instagram, disponível neste linkO evento é um sucesso e conseguiu despertar no público de Hortolândia e região o interesse pela cultura e literatura. A atividade tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura.
 
O sarau foi criado no ano de 2019, com o intuito de oferecer espaços para compartilhar conteúdos culturais variados e oficinas de arte, sempre com muita descontração, boa música e lindas poesias. Com a pandemia da COVID-19, o formato foi adaptado e a atividade é realizada por meio de uma live no Instagram e os espectadores podem participar e interagir.
 
O comando do evento, desde a primeira edição, fica por conta do rapper e arte-educador Renan Inquérito que, além de declamar lindos versos, interage com o público de maneira descontraída. Para animar ainda mais a atividade, o som comandado pelo DJ Viny traz uma ambientação alegre e acolhedora para quem assiste se sentir no clima do sarau.
 
O sarau “Aqui Trem Poesia” já teve sete edições, sendo duas no ano passado, em agosto e outubro, e outras cinco neste, em março, junho, julho, agosto e setembro — as quatro últimas online Em Casa. Além disso, o projeto ofereceu ao público outras atividades culturais, como a oficina de ZINE.
 
Quem quiser participar do quadro “Pílula Poética”, declamando uma poesia autoral ou de algum outro escritor, ainda dá. Ele ficará disponível e o interessado poderá encaminhar o vídeo para ser postado nas redes sociais do sarau. Além disso, serão lançados, ainda neste ano, mais dois episódios da série de podcasts.
 
“Foi uma linda jornada, apesar das dificuldades impostas a todos e todas nós, neste ano. Nenhum dos eventos, especialmente os que precisaram de adaptação e passaram a ter interação online, teria sido possível sem essa comunidade que construímos, pouco a pouco. Muito gratificante acompanhar cada compartilhamento e interesse em participarem de nossas atividades. É por isso que o trabalho e o esforço valem a pena! Vida longa ao Sarau Aqui Trem Poesia”, comemorou a coordenadora do evento, Gabriela Castilho Guimarães.
 
Oficina de ZINE
Para quem gosta de arte, o Sarau “Aqui Trem Poesia” preparou uma atividade especial. A oficina “Aqui Trem Zine” é composta por quatro módulos, sendo eles: “O que é zine?”, “Conteúdo”, “Técnicas Manuais” e “Produção”. Lá no Instagram, por meio do IGTV, no perfil @aquitrempoesia, já é possível acessar o conteúdo completo, passo a passo, para você confeccionar o seu.
 
Podcast
O Sarau “Aqui Trem Poesia” lançou, em junho, um canal de podcasts, com produção e apresentação do rapper e arte-educador Renan Inquérito. O projeto prevê, inicialmente, uma série de cinco podcasts, com periodicidade mensal.  A atividade tem o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.
 
O canal está disponível via Anchor e Spotify, gratuitamente, e tem o objetivo de ser mais um espaço de troca, de incentivo ao contato com a arte, poesia e literatura. No episódio de lançamento, a vida do poeta brasileiro Manoel de Barros é contada, através de uma narração objetiva e leve. Os ouvintes poderão apreciar um rap composto por Renan e poesias declamadas, cheias de emoção e significados. 
 
O sarau
O evento, que acontece sempre na primeira terça-feira do mês, teve suas atividades em 2019 realizadas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia. Desde 2020, é realizado a partir de verba do Governo Estadual. O sarau foi um dos projetos contemplados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) em Edital de nº 14/2019 de Incentivo ao Desenvolvimento da Cultura Popular, Tradicional, Urbana, Negra Indígena e Plural e teve seu formato adaptado à necessidade de isolamento social.
 
O nome do evento é um trocadilho com a palavra “trem”, em referência à antiga Estação Jacuba, cujo prédio foi restaurado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, onde as três primeiras edições do evento foram realizadas. Também no ano passado, a Prefeitura levou o evento para cinco escolas públicas da cidade.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook