Moradores de Hortolândia podem solicitar poda e corte de árvore pela internet

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Para agilizar o atendimento de demandas da população, a Prefeitura de Hortolândia passa a oferecer uma nova ferramenta digital. É o sistema online de solicitação de poda e corte de árvore da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O sistema, criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, começa a funcionar a partir deste sábado (10/10).

O morador poderá acessar o sistema de duas maneiras. Uma delas é por meio do portal da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, acessar a aba “Serviços para o cidadão”, que fica no canto superior direito da home page, clicar em “Meio Ambiente”, e depois em “Solicitação de Poda e Corte de Árvores”. A outra maneira é pelo site Hortolândia Fácil, https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, acessar a aba “Meio Ambiente”.

O sistema exibirá, na página inicial, quatro abas para que o morador faça a solicitação de um dos quatro tipos de serviços oferecidos pela Prefeitura: corte, poda, retirada de árvore caída e imunidade de corte. Este último é para quem deseja solicitar a proteção de uma árvore para que ela não seja cortada. De acordo com a diretora do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Luiza Araújo, a solicitação será atendida após análise feita por um técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A análise leva em conta fatores como a idade da árvore, localização, raridade, beleza ou condição de porta-sementes.

Em todas as situações será solicitado o preenchimento de um formulário e o morador será direcionado de acordo com cada serviço. Todo o sistema será digital, porém as autorizações poderão ou não ser automáticas.

No caso de autorização automática, o sistema já emitirá ao solicitante os tipos de poda que podem ser realizados, sendo possível sua impressão. Já nos demais casos em que haja a necessidade de avaliação, a solicitação será encaminhada ao técnico, que irá analisar e emitir um parecer.

Ao final do preenchimento do formulário, o solicitante deverá aceitar o “Termo de Aceite” para a conclusão do pedido e a geração de um número de protocolo, por meio do qual poderá fazer o acompanhamento da solicitação.

A diretora Luiza Araújo destaca que, por meio do sistema online, a Prefeitura busca facilitar a vida da população. “O sistema vem ao encontro do crescimento e desenvolvimento da própria cidade. Por meio do sistema, o munícipe poderá solicitar e realizar a poda e o corte de árvore desde que atenda todos os critérios exigidos, sem precisar se deslocar até um órgão da Administração para realizar o pedido ou retirar a autorização”, explica a diretora.

Em caso de dúvidas e mais informações, o morador pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelos telefones (19) 3965-1400, ramal 7913, ou (19) 3897-2926 (Viveiro Municipal).

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook