Academia de Campinas é autuada por descumprir determinações do decreto municipal

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Força-Tarefa Covid-19, coordenada pela Vigilância Sanitária, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) do Procon (Departamento de Proteção ao Consumidor), Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb), Setec (Serviços Técnicos Gerais) e Guarda Municipal e apoio da Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira, 9 de outubro, ação integrada de fiscalização em academias localizadas nos bairros Cambuí, Centro e Taquaral.

Foram inspecionadas 13 academias, resultando em uma autuação, evidenciado o descumprimento às exigências de determinações dos decretos municipais. As autuações preveem a cobrança de multa de 400 Ufics (Unidades Fiscais de Campinas), o que equivale a R$ 1.446,44. Em caso de reincidência, a multa dobra.

A ação foi realizada em virtude das denúncias recebidas referentes às academias, que relatam o descumprimento das determinações municipais quanto às medidas para o controle da pandemia do novo coronavírus. Três equipes de fiscalização inspecionaram academias, para verificar se esses estabelecimentos estão cumprindo com as medidas de controle e prevenção para a contenção da Covid-19, como o distanciamento entre os equipamentos a fim de evitar aglomeração de pessoas no ambiente, disponibilização de álcool em gel, fornecimento de máscaras em número suficiente para os funcionários, cuidados com a higienização do ambiente e equipamentos, uso de máscara, inativação de uso dos vestiários, declaração de estabelecimento responsável e respeito ao horário de funcionamento, conforme previsto nos decretos municipais.

Na ação foram fornecidas orientações aos estabelecimentos com informes dos Protocolos Sanitários do Município de Campinas, disponíveis em http://covid-19.campinas.sp.gov.br.

À medida que avançamos nas Fases do Plano São Paulo, a circulação de pessoas aumenta, e portanto, é de suma importância a adoção de ferramentas eficientes para realizar o controle de fluxo de pessoas e dessa forma garantir o distanciamento mínimo de 1,5 m e evitar aglomerações. Ressaltando que os estabelecimentos também devem respeitar estritamente todas as demais regras de Vigilância Sanitária e seguir as medidas estabelecidas durante todo período de pandemia da Covid-19.

Vale ressaltar sobre a importância dos cuidados a serem adotados durante a pandemia: fazer uso adequado de máscaras de proteção, higienizar as mãos frequentemente e respeitar o distanciamento físico a fim de evitar aglomerações e exposição ao risco de contágio, entre outras, lembrando que o relaxamento de tais medidas podem levar ao retrocesso de fase do Plano São Paulo.

A Prefeitura Municipal de Campinas possui um canal de comunicação para denúncias, sistema 156, caso sejam observadas situações contrárias às disposições estabelecidas em relação à contenção da Covid-19.

*Com informações da Prefeitura de Campinas

Comentários via Facebook