Hortolândia realiza 187 exames de mamografia durante o Outubro Rosa

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Mesmo com o impacto da pandemia do Coronavírus, a Prefeitura de Hortolândia realizou a campanha Outubro Rosa de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. Durante o mês passado, o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), órgão da Secretaria de Saúde, agendou 206 mamografias, que auxiliam no diagnóstico da doença. Destes, foram realizados 187 exames; 19 pacientes não compareceram no dia do agendamento.

De acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano, a quantidade realizada foi menor do que no ano passado em razão das restrições causadas pela pandemia. Na campanha de 2019, o Caism havia agendado 597 exames; destes foram realizados 506.  

Além disso, ao longo de outubro, o órgão realizou palestras gratuitas de orientação e prevenção ao Câncer de Mama. Em virtude da pandemia, as atividades foram restritas a usuários com atendimento já previamente agendado e servidores da unidade. As palestras foram realizadas conforme as normas sanitárias de distanciamento para evitar aglomeração e uso obrigatório de máscara.

A Secretaria de Saúde ressalta que as mulheres que não conseguiram realizar o exame durante a campanha poderão fazê-lo ao longo deste ano. As pacientes devem procurar inicialmente as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para avaliação. A partir daí, o exame é agendado no Caism. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e está localizado na rua José Pereira de Lira, 255, Jardim Green Park, atrás do Centro de Especialidades Médicas.

*Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook