Prefeitura de Hortolândia abre inscrições para campanha de castração de animais nesta segunda-feira (16/11)

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Se você tem animal de estimação e quer castrá-lo, fique atento! A Prefeitura de Hortolândia abre, nesta segunda-feira (16/11), as inscrições para a 1ª etapa da campanha de castração.

Os interessados devem inscrever cães e gatos no DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizado na rua Athanásio Gigo, 60, Chácara Recreio 2000. Para a inscrição é necessário levar o Cartão do Cidadão do tutor. O atendimento é das 8h às 16h. A inscrição também pode ser feita pelo telefone (19) 3897-3312.

Na inscrição, será agendado o dia e o horário em que o proprietário deverá levar seu pet para fazer a castração. A campanha será nos dias 20, feriado do Dia da Consciência Negra, e 21 deste mês (sexta e sábado), das 8h às 17h, no próprio DPBEA. De acordo com o órgão, serão realizadas 400 castrações, sendo 200 na sexta e 200 no sábado.

Para evitar a disseminação do Coronavírus, o órgão salienta que, nos dias da campanha, será permitida a entrada somente de uma pessoa por animal no dia e horário agendados. A medida é para evitar aglomeração. O proprietário do animal deverá usar máscara.“Os animais adultos ou filhotes deverão ficar em jejum no mínimo 5 horas antes da cirurgia. Se o animal não estiver em jejum, pode vomitar durante a anestesia e morrer sufocado com o vômito. O animal deverá ainda estar em perfeito estado de saúde e ser conduzido por um adulto”, salienta o diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo. Ainda de acordo com o órgão, em dezembro estão programadas mais duas etapas da campanha de castração, em outras regiões da cidade.

Comentários via Facebook