Em parceria com o CRAS do Novo Ângulo, alunos da PUC elaboram cartilha para ajudar pessoas com familiares em presídios

Foto: Divulgação/PUC-Campinas

A Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) lançou a cartilha “Pessoas com Familiares em Presídios: Como Posso Ajudar?”, elaborada em parceria entre alunos voluntários da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da universidade com o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Hortolândia.

Acesse a cartilha

O projeto foi coordenado pela professora dra. Camilla Marcondes Massaro, da faculdade de Ciências Sociais. A cartilha traz informações sobre a população carcerária na região de Campinas e no Brasil, aborda direitos dos seus familiares, fake news relacionadas ao tema, dá dicas para quem quer auxiliar os familiares e contatos de serviços voltados a esse público.

“Esse trabalho foi desenvolvido com alunos dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Filosofia atendendo a uma demanda do CRAS, nosso parceiro. Muitas pessoas com familiares em presídios, principalmente mulheres e crianças, sofrem discriminação e preconceito na sociedade e até em serviços públicos”, diz a professora.

Camilla comenta que também houve uma preocupação em abordar as fake news na cartilha, principalmente as referentes ao auxílio-reclusão e outros direitos dos familiares.

O material será distribuído gratuitamente, inicialmente no formato on-line. Também haverão reuniões na região do Complexo Penitenciário Campinas/Hortolândia para mostrar o trabalho.

“No próximo ano queremos fazer a divulgação também nas secretarias de saúde e educação e outros órgãos que trabalhem com essas famílias, em especial junto aos gestores”, finaliza a professora.

Comentários via Facebook