Inscrições para novas turmas da Educação de Jovens e Adultos em 2021 se encerram nesta sexta (04/12)

Foto: Prefeitura de Hortolândia

Moradores de Hortolândia, interessados em ingressar na EJA (Educação de Jovens e Adultos), disponibilizada pela Prefeitura de Hortolândia, precisam se apressar. As inscrições para as turmas do 1º semestre letivo de 2021 se encerram nesta sexta-feira (04/12). A modalidade de ensino – com preparação para o mundo do trabalho — é voltada a jovens com 15 anos completos ou mais e adultos interessados em concluir o Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, em escolas municipais. 

Surdos também podem participar. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, há vagas disponíveis para eles também, na escola polo do Remanso Campineiro, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim (veja abaixo).

Para se inscrever é preciso ser morador de Hortolândia, ter a idade mínima exigida (15 anos completos) e procurar a secretaria da escola polo mais próxima, levando cópias de RG e CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço com CEP, histórico escolar e foto 3×4. A matrícula deve ser feita na secretaria da escola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 3897-8400 ou no site hortolandia.sp.gov.br.

Na rede municipal de Hortolândia, quatro escolas oferecem vagas para a EJA. As aulas diárias ocorrem no período noturno, possibilitando a conciliação dos estudos com o trabalho. A cada semestre na EJA, os alunos concluem um ano do Ensino Fundamental, segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. 

Atualmente, a EJA beneficia 600 alunos, a cada semestre. Antes da pandemia do Coronavírus, os inscritos recebiam merenda escolar, no horário de entrada na escola. Além disso, quatro linhas do transporte escolar da Prefeitura percorrem os bairros próximos das escolas polo, beneficiando 120 inscritos na modalidade.

Desde 2017, a EJA em Hortolândia tem foco ampliado: além de permitir acesso gratuito à educação básica, oferece também cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho.

 

Confira as escolas polo, que oferecem EJA:

Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) – 3819-6093

R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro

 

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – 3809-2010

R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho

 

Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055

Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I

 

Emef Caio Fernandes Gomes Pereira – 3819-6093

Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Com informações da Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook