Campinas registra 832 raios num período de 04hrs nesta segunda.

Foto: Ameaças do Céu - STORM COMUNICAÇÃO

 

A pancada de chuva que atingiu Campinas (SP) na tarde dessa última segunda-feira (28) veio acompanhada de muitos raios. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), obtidos nesta terça (29), a cidade registrou 832 descargas elétricas em quatro horas de temporal.

O grupo do Inpe considera a incidência de raios alta para um intervalo de quatro horas. Como efeito de comparação, o número total registrado apenas nesta segunda é mais que o dobro do que Campinas registrou em todo o mês de dezembro do ano passado – quando foram 372 descargas.

O Elat afirma que 308 raios desta segunda chegaram a tocar o solo campineiro entre 11h59 e 15h59. Um deles atingiu o Aeroporto de Viracopos às 13h43 e abriu um buraco de cerca de 80 centímetros de diâmetro na pista do terminal, que teve seu funcionamento interrompido por 57 minutos.

A concessionária Aeroportos Brasil informou que foi a primeira vez que isso aconteceu em Viracopos.

Por fim, o Elat explica que a quantidade de descargas é maior durante o verão, já que as altas temperaturas e umidade do ar favorecem a formação de tempestades e raios.

Previsão do tempo
Os próximos dias, inclusive a virada do ano, devem ser de mais chuvas em toda a região de Campinas. Com a possibilidade de temporais, há riscos de queda de mais raios e alagamentos.

 

  • Artigo enviado pelo Portal G1
Comentários via Facebook