Prefeituras de Campinas e Nova Odessa são notificadas por descumprir regras do Plano SP

Foto: Toninho Oliveira/Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo informou nesta sexta-feira (29) que notificou as Prefeituras de Campinas e Nova Odessa por descumprir as normas do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. Segundo a pasta, o descumprimento está motivando intervenções do MP (Ministério Público) em cidades do estado para que a estratégia de enfrentamento ao coronavírus seja seguida à risca.

No início da semana, após protestos, a administração municipal de Campinas decidiu estabelecer uma hora de tolerância para que os clientes dos restaurantes e bares possam concluir suas refeições. Ou seja, embora o fechamento seja às 20h, os clientes podem permanecer no local até as 21h.

“O Governo do Estado espera que os municípios respeitem o Plano São Paulo para conter o avanço de casos e mortes pelo coronavírus. O momento é delicado, conforme amplamente divulgado nos últimos dias. Salvar vidas depende da responsabilidade de todos os órgãos e agentes públicos. Não podemos aceitar desobediência à reclassificação, sobretudo em regiões que apresentam índices indiscutivelmente preocupantes”, afirmou o Secretário Marco Vinholi.

Além de Campinas, foram enviados ofícios para as cidades de Agudos, Aparecida, Araçoiaba da Serra, Bauru, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Lins, Ourinhos, Piedade, Piratininga, Redenção da Serra, Roseira, São Sebastião e Taubaté.

Os casos de descumprimento também vêm sendo noticiados pela imprensa. Nos últimos dias, o MP já intimou as Prefeituras de Araçariguama, Bauru, Laranjal Paulista, Piedade, Ourinhos, Sorocaba, Votorantim e Taubaté, entre outras. Em caso de desobediência, os gestores públicos ficam sujeitos a punições determinadas pelo Poder Judiciário.

Comentários via Facebook