Manifestações em toda a região marcaram o final de semana na RMC.

Imagem cedida: Fábio Venâncio

O ultimo fim de semana antes do inicio da fase emergencial no Estado de São Paulo foi marcado por manifestações em Campinas e Piracicaba.

Entre os diversos temas que foram pautados, os principais foram: o pedido de intervenção militar no Superior Tribunal Federal (STF) com base no Artigo 142 da Constituição Federal do Brasil e o impeachment do governador João Dória Jr.

Esses assuntos tem ficado cada vez mais em alta nos últimos dias. A intervenção no STF é pedida principalmente após as ultimas decisões do Ministro Edson Fachin que resultaram na soltura do Ex-presidente Lula e pode abrir vias para a soltura de políticos envolvidos com escândalos de corrupção que já estão presos como Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, por exemplo.

O pedido de impeachment do governador João Dória tem por base as constantes instabilidades nas fases do Plano São Paulo, onde os fechamentos tem prejudicado cada vez mais os comerciantes do estado, ao aumento extraordinário do ICMS que resultou na alta de diversos produtos alimentícios e do combustível, e a falta de organização e estruturação do sistema de saúde no estado para o tratamento de vitimas da Covid-19.

Diversos grupos de cidadãos tem se organizado através das redes sociais para esse tipo de manifestação, e pelo que se encontra nas páginas desses grupos, novos protestos estão por vir ao longo do mês.

As maiores manifestações desse domingo ocorreram em Campinas, em frente a Escola preparatória de Cadetes do Exército, onde reuniu cerca de 2.000 pessoas, o manifesto não teve participação de carros de som, movimento social ou partidos políticos, apenas populares. E em Piracicaba onde os manifestantes marcharam por ruas e avenidas principais da cidade, também com os mesmos temas citados acima. Os atos se encerraram por volta das 13 horas.

Os manifestantes carregaram faixas durante o ato de manifestação. Imagem cedida: Fábio Venâncio.

Até o fechamento dessa matéria, não havia sido divulgado o numero estimado de participantes da manifestação em Piracicaba. Maiores informações e a cobertura completa você acompanha no Ação e Informação desta segunda (15) ao vivo, na fan page da TV Hortolândia no Facebook.

Comentários via Facebook