Mesmo com fase vermelha e lockdown noturno, índice de isolamento em Hortolândia ainda é baixo

Foto: Prefeitura de Hortolândia

As taxas de isolamento social em Hortolândia não sofreram grandes mudanças, mesmo com a adoção da fase vermelha e do lockdown noturno na cidade. Dados do Sistema Integrado de Monitoramento (SIMI-SP) mostram que, entre os dias 16 de fevereiro e 18 de março, o isolamento na cidade não atingiu mais do que 46%.

Quando o município estava nas fases laranja e/ou amarela, os índices de isolamento na cidade durante os dias úteis ficavam entre 35% e 40%. Nos fins de semana em fase laranja, a cidade obtia taxa um pouco maior, entre 40% e 45%.

Agora, com a adoção de fase vermelha (em vigor desde 4 de março) e do lockdown noturno (adotado desde o dia 26 de fevereiro), os índices de isolamento na cidade estão ficando entre 39% e 42%. Nos fins de semana o isolamento na cidade aumenta e já chegou a alcançar 46% no dia 7 de março (um domingo).

No entanto, especialistas recomendam que para evitar a contaminação pela Covid-19 é necessário que o isolamento seja de mais de 60%. Em todo o estado, nesta semana, somente o município de São Joaquim da Barra, na região de Franca, conseguiu o feito.

Ao longo de um ano de pandemia, Hortolândia só conseguiu índices de isolamento de mais de 50% em dias específicos dos meses de março, abril e maio de 2020. A média do índice de isolamento do estado na terça-feira foi de 44%. Mais dados do isolamento no estado podem ser acessados em Isolamento | Governo do Estado de São Paulo (saopaulo.sp.gov.br).

Foto: TV Hortolândia
Comentários via Facebook