Após recesso, aulas na rede municipal de Hortolândia recomeçam de modo remoto nesta segunda-feira (05/04)

Estudantes das 58 unidades da rede municipal de educação de Hortolândia retornaram, nesta segunda-feira (05/04), às aulas com atividades remotas disponibilizadas no espaço “Educação na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br). O tradicional recesso de meio do ano, previsto para acontecer em julho, foi antecipado para março por meio da resolução municipal n° 2 da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em razão da entrada da região na Fase Vermelha Emergencial do Plano São Paulo.

Desde o início da pandemia, as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas, sendo disponibilizadas atividades pedagógicas impressas, entregues nas unidades escolares, e postadas no Espaço “Educação Na Rede”. Durante esse período, os profissionais da educação também têm elaborado e disponibilizado no espaço conteúdos variados como vídeos, imagens, jogos e brincadeiras lúdicas para garantir a rotina de estudo dos alunos.

Protocolos sanitários

O ano letivo reinicia, nesse primeiro momento, seguindo as orientações e os protocolos para o combate e enfrentamento ao Coronavírus na região. O atendimento à comunidade escolar também será realizado de maneira remota, de acordo com a determinação publicada no Diário Oficial nº 4.763, de 29 de março de 2021. 

“Tudo aquilo que realizamos presencialmente, nossos profissionais têm se empenhado para oferecer remotamente. Nós sabemos que tem suas diferenças, suas proporções. Mas se mantém a qualidade, a proposta pedagógica, todos os pilares de aprendizagem e a formação dos professores. Então, a retomada das aulas, desse recesso que foi adiantado, vem totalmente fortalecida com a proposta de ter uma aprendizagem efetiva, que possibilite não apenas que os nossos profissionais tenham condição de fazer isso, mas também dos alunos terem acesso, para que possam desenvolver sua aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. 

Segundo o protocolo de retomada das atividades escolares divulgado pela Administração Municipal, se as condições sanitárias permitissem, o retorno às aulas presenciais estava previsto para o início de abril, adotando-se a partir daí o modelo de ensino híbrido, metodologia de ensino/aprendizagem que combina ensino online com atividades presenciais. No entanto, em razão do combate e prevenção a novos casos da COVID-19 na região, a Prefeitura decidiu pelo adiamento para garantir a segurança de alunos, pais e profissionais da educação. 

Com isso, o protocolo de retomada das aulas sofreu nova alteração, mudando a data de retomada gradual das aulas presenciais de cinco de abril para três de maio. A partir do dia 26 de abril, está previsto o planejamento de retomada presencial com as equipes de todas as unidades escolares da rede municipal de Hortolândia, assim como das escolas conveniadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

Dicas para ajudar a criança a estudar em casa, durante o ensino remoto:

•Respeite o ritmo de aprendizagem da criança

•Crie um ambiente adequado e sem distrações

•Incentive, elogie e fique disponível para ajudar

•Estabeleça uma rotina com horários definidos

Fonte: Prefeitura Municipal de Hortolândia 

Comentários via Facebook