Covid-19: Morte de idosos com mais de 80 anos caem 34% na região

As mortes de idosos com mais de 80 anos pelo novo coronavírus (Covid-19) caíram 34% na RPT (Região do Polo Têxtil) este ano na comparação com a primeira onda da pandemia, entre março e dezembro de 2020.

Foram 240 mortos a partir dessa idade no ano passado, número que caiu para 158 este ano. A faixa etária foi a única que teve diminuição na mortalidade em 2021 na comparação com o ano passado (com exceção dos óbitos abaixo dos 20 anos).

Especialistas ouvidos pela reportagem atribuem essa queda na mortalidade à vacinação contra o coronavírus. A partir de 8 de fevereiro, idosos acima de 90 anos começaram a receber primeira dose do imunizante, e em 1º de março começou a imunização daqueles com 80 anos. Com isso, boa parte está com o esquema vacinal completo e tem menos chance de apresentar quadro grave se for contaminada. 

Os idosos a partir de 70 anos, que já estão sendo vacinados, ainda não tiveram queda na mortalidade. Contudo, essa faixa etária apresentou o menor crescimento na comparação com todas as outras.

Comentários via Facebook