Hortolândia imuniza mais de 9 mil pessoas contra a Influenza

Com a chegada do período outono/inverno, caracterizado pelo clima mais frio, as pessoas precisam tomar cuidado com as doenças comuns desta época do ano. Uma delas é a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1. A melhor maneira de se proteger contra a gripe é com a vacina. É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia continua com a campanha de vacinação contra a Influenza. Até o momento, o município já imunizou 9.273 pessoas. Nesta 1ª etapa da campanha, já foram vacinadas 6.413 crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, 816 gestantes, 181 puérperas e 1.863 trabalhadores das redes públicas e particular de saúde (confira a cobertura vacinal na tabela abaixo). De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 90% destas pessoas.

A vacinação contra a Influenza acontece nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município (confira a lista abaixo). A exceção é a UBS Nova Hortolândia, que, temporariamente, teve sua toda estrutura transferida para a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) “João Carlos do Amaral Soares”, localizada no mesmo bairro. No momento, a UBS Nova Hortolândia foi convertida na Unidade Respiratória (UR), que atende exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de COVID-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha deste ano vai até o dia 9 de julho.

A coordenadora dos programas de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, orienta as gestantes que estejam fazendo pré-natal para procurar a UBS mais próxima de onde moram para atualizar a carteira de vacinação e se imunizar contra a Influenza. Ana Paula também salienta que profissionais da saúde que se imunizarem contra a Influenza devem aguardar 15 dias para tomar a vacina contra a COVID-19. 

A coordenadora também ressalta que famílias, parentes ou responsáveis levem as crianças com idade entre seis meses a menos de 6 anos para serem imunizadas contra a Influenza, uma vez que a vacinação deste público-alvo tem sido baixa. Cada criança deve ir acompanhada de apenas uma pessoa adulta para evitar aglomeração nas UBSs.

Já as demais pessoas dos públicos-alvos devem ir sem acompanhante, também para evitar aglomeração. A Secretaria de Saúde reforça que o uso de máscara continua obrigatório e que os protocolos sanitários devem ser mantidos como o distanciamento e a higienização das mãos com álcool.

Neste ano, o Ministério da Saúde deixa a critério dos municípios definirem a data do Dia D da campanha de vacinação, quando unidades de saúde abrem aos sábados para ampliar a cobertura vacinal. A Secretaria de Saúde ainda divulgará quando será o Dia D em Hortolândia.

Comentários via Facebook