Fotógrafo aposentado de Câmara de Hortolândia morre vítima da Covid-19

Foto: Reprodução/Facebook/Câmara Municipal de Hortolândia

A Câmara Municipal de Hortolândia, através de seu Presidente, Paulo Pereira Filho, lamenta a morte do fotógrafo Irajá Segallio nesta segunda-feira (31 de maio de 2021), vítima da Covid-19, em Campinas. Irajá trabalhou por mais de 20 anos na Câmara desenvolvendo trabalhos fotográficos e de filmagem, documentou momentos históricos de várias Legislaturas e ajudou a manter a história da cidade viva em seus trabalhos.

Esteve ao lado de muitos parlamentares e de vários funcionários ao longo dos anos, e será sempre lembrado por toda sua dedicação. Na sessão extraordinária de ontem uma oração em sua homenagem foi feita pelo presidente, e pedindo que acalente o coração da família do fotógrafo em luto neste momento tão difícil.

Título de cidadão

O fotógrafo foi agraciado em 2020 com um título de cidadão hortolandense pelos serviços prestados à cidade, em especial à Câmara de Hortolândia. O título foi criado pelo ex-vereador Ceará, e assinado pelos demais vereadores na época.

História

Irajá nasceu em 24 de janeiro de 1959 em Campinas onde viveu até os 17 anos. Neto de imigrantes austroitalianos, decidiu servir no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil no período de janeiro de 1976 a maio de 1979 no Rio de Janeiro, passaram-se 3 anos e alguns meses.

Após término do serviço no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e concluindo o curso de Técnico em Química, por 10 anos trabalhou na empresa Rhodia em Paulínia SP. Aos trinta anos, Irajá resolve entrar na área de vendas e serviços fotográficos da antiga Kodak, tendo trabalhado no comércio varejista e atacadista de Campinas.

Naquele período, iniciou cursos na área de fotojornalismo, fotografia de estúdio, cinegrafia e edição de fotos e vídeos. Foi admitido na Câmara Municipal de Hortolândia, através de concurso público em 1999, e tomou posse no cargo de Fotógrafo no dia 20 de janeiro de 2000.

O tempo passou e, após 20 anos de relevantes serviços prestados a Câmara Municipal de Hortolândia, Irajá seguiu para a aposentadoria dia 31 de janeiro de 2020, completando um ciclo inteiro de dedicação e amor a arte fotográfica e cinematográfica, passando com maestria pelas mudanças tecnológicas dos processos e equipamentos analógicos para a era digital Full HD/4K.

Irajá praticamente acompanhou toda evolução na área de imagens, e por anos documentou fotograficamente as mudanças e crescimento da cidade de Hortolândia, através da Câmara de Vereadores e da Prefeitura. Acompanhando as demandas dos vereadores e vários deles desde a primeira foto de “campanha” até a posse e trabalho na Câmara.

(Fonte: PMH)

Comentários via Facebook