Empreendedorismo feminino ganha importante aliado para impulsionamento durante crise da pandemia

 

Luciana Andrade, Founder e CHRO da Gluker, concede entrevista exclusiva para a TV HORTOLÂNDIA e comenta sobre o desafio de iniciar um projeto durante pandemia

A pandemia do coronavírus segue causando impactos em todos os aspectos possíveis de nosso cotidiano. Seja em aspecto pessoal ou profissional. E é certo que o empreendedorismo foi gravemente ferido com o caos estabelecido pela doença.

De acordo com o Sebrae, o número de brasileiros com um negócio estabelecido há pelo menos 3,5 anos desabou de 22,3 milhões em 2019 para 12 milhões em 2020, ano em que se iniciou o surto de coronavírus no país.

O encolhimento do empreendedorismo no país só não foi ainda maior porque continuou a crescer no ano passado o número de novos empreendedores se apresentando no mercado.

Uma das frentes mais afetadas pelo cenário da pandemia, seguramente foi o empreendedorismo feminino. E visando essa situação o Sebrae desenvolveu o projeto “Sebrae Delas”.

A iniciativa tem o objetivo de estimular mulheres a empreender, gerar negócios e transformar realidades. Visa também fomentar práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivas, bem como promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.

Estão como estratégias a disseminação da cultura empreendedora, a promoção da competitividade empresarial de pequenos negócios geridos por mulheres, a geração de inteligência competitiva para apoiar na tomada de decisão e a criação e o fortalecimento da rede de apoio ao empreendedorismo feminino no estado.

GESTORA DO PROJETO COMENTA SOBRE O PROGRAMA

A gestora estadual do Sebrae Delas, Lucielle Lima, participou do programa Noticidade Primeira Edição da Rádio FM 97, nesta última quarta-feira (30).

– Durante essa pandemia em que muitas mulheres perderam o emprego ou foram trabalhar em casa, surgiu o desejo de ter o seu próprio negócio e o Sebrae Delas tem dicas de um bom negócio, um bom curso ajuda muito na hora da vendas”, explicou durante a entrevista.

Lucielle ainda explica que toda a jornada da empreendedora terá um acompanhamento especial durante o processo.

– No primeiro grupo, serão trabalhados o Comportamento Empreendedor, Definição do Modelo de Negócios e Formalização, entre outros. Já para o segundo, serão orientações em Comportamento Empreendedor, Finanças, Planejamento Estratégico, Marketing Digital, Definição do Modelo de Negócios e Acesso ao Mercado”.


FOUNDER DE STARTUP FUNDADA NA PANDEMIA CONCEDE EXCLUSIVA PARA TV HORTOLÂNDIA

A psicóloga e empresária, Luciana Andrade, deu início a um novo negócio na pandemia. A founder da Gluker, startup com o objetivo de estabelecer uma plataforma global que estimula o empreendedorismo e o networking, ajudando fundadores de startups a encontrar co-founders no ambiente digital.

Durante a entrevista perguntamos para a empresária sobre os desafios que a mulher enfrenta em um período tão difícil para o empreendedorismo. Luciana conta que:

A pandemia fez com que milhares de pessoas acabassem desempregadas, então foi aí que, junto com os outros sócios, vimos uma grande oportunidade de criar uma empresa que auxiliasse pessoas que tem uma ideia, que querem empreender, mas não sabem como encontrar um sócio para ajudá-lo nessa jornada.

A Founder da nova startup, também relata que a Gluker é uma importante aliada no combate ao fechamento de negócios, quando muitos dos empreendedores sofrem com a falta de compatibilidade de perfil. Sendo assim, uma provável causa mortis de empresas, além da falta de match, é a escolha de perfis para compor seus times e sociedade.

– Iniciamos o projeto em Agosto de 2020. A Gluker é uma plataforma global que estimula o empreendedorismo e o networking, ajudando fundadores de startups a encontrar co-founders e membros de equipe no ambiente digital.

A empresária ainda completa:

Acreditamos no poder da combinação de empreendedorismo e tecnologia para a evolução da sociedade 5.0 potencializando os fundadores e catalisando startups através da nossa experiência e conexões. A plataforma é pioneira no Brasil em relação ao tema utilizando uma metodologia própria que une perfis, tecnologia e inovação.

E você que sonha em empreender ou está com dúvidas de como seguir em frente com seu projeto em um momento tão complicado; o Sebrae disponibilizou o telefone 0800.570.0800 para contato, além de mais informações pelo site www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

A Gluker também estará disponível para você empreendedor e empreendedora! Através de serviços para auxiliar o founder a encontrar um co-founder, e vice-versa a partir de uma metodologia própria de match de perfis.

Na plataforma estará disponível o blog, onde você ficará por dentro das novidades do mercado, conhecer com mais profundidade a Gluker e também pode estar postando artigos de sua autoria.

Para mais informações: https://gluker.world/; pelo telefone, (19) 9154.2122 e também pelo e-mail: [email protected]

Direto da Redação
Por Gabriel Machado

Comentários via Facebook