UPA Macarenko passa por obras de ampliação, em Sumaré

A Prefeitura de Sumaré está ampliando a UPA Macarenko, na região central. Um espaço de 720,75 m² aos fundos da unidade, que antes era utilizado para estacionamento, recebem as obras, que incluem a construção de uma nova enfermaria, aumentando mais 21 leitos de baixa e média complexidade para atender a população, além de dois postos de enfermagem, sala para insumos e medicamentos, banheiros e uma recepção própria. As obras fazem parte da celebração do aniversário dos 153 anos da cidade.

Desde 2017, a UPA Macarenko vem recebendo investimentos. A unidade foi totalmente revitalizada, houve ampliação de leitos de enfermaria – em março de 2020 a UPA Macarenko contava com 15 leitos de leve e média complexidade, hoje são 55 -, implantação de dez leitos de UTI e da Unidade Respiratória, modernização no atendimento, além do Espaço Kids e Brinquedoteca, espaços para a criançada aguardar atendimento. Além disso, os profissionais são altamente capacitados e a unidade tem sido referência na região para atendimentos da Covid-19 e demais enfermidades que necessitam de cuidados imediatos.

“Saúde é prioridade em Sumaré! A ampliação da UPA Macarenko faz parte das nossas ações de humanização da saúde. Desde 2017, entregamos quinze unidades de Saúde, incluindo a UPA Matão, reformamos o PA Nova Veneza, estamos construindo a UPA Denadai e finalizando os projetos para a implantação da UPA Maria Antonia. É uma satisfação muito grande entregar esse presente para a população. Temos comprometimento, força de vontade e nos empenhamos para avançar na saúde pública da cidade. A ampliação da unidade vai levar um atendimento de urgência e emergência mais ágil e qualificado aos moradores, facilitando também o acesso da população aos serviços de saúde. Os moradores merecem um atendimento digno, de qualidade e o mais importante é que este é um trabalho planejado, que vai beneficiar a população não só agora, mas também as futuras gerações”, explicou o prefeito Luiz Dalben.

Desde 2017, a Rede Municipal de Saúde de Sumaré teve atenção especial. Foram 15 novas unidades de saúde entregues à população e implantação dos Centros Especializados de Atendimento, que incluem a Base de Excelência da Mulher e do Homem, Centro de Longevidade e Centros da Criança. Também houve a aquisição de novos equipamentos, novas ambulâncias e veículos para a Atenção Básica e readequações nos prédios. O Município também recebeu 12 novas câmaras frias, para a conservação e o armazenamento seguro das vacinas. A prevenção também foi trabalhada seriamente e os casos de dengue tiveram uma redução drástica. Os animaizinhos também foram beneficiados com a implantação do Departamento do Bem-Estar Animal.

Sumaré foi a primeira cidade da região a iniciar o trabalho de combate ao coronavírus com capacitação dos colaboradores, criação do Comitê de Combate e Prevenção e elaboração de um plano de contingência. Além da ampliação de leitos na UPA Macarenko, também foram disponibilizados todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. A parceria com o grupo Amil para implantar 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, com possibilidade de ampliação. E a vacinação caminha a passos largos na cidade, com mais de 157 mil pessoas vacinadas.

Por Prefeitura de Sumaré
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sumaré

Comentários via Facebook