Prefeitura de Hortolândia doa mudas de árvores aos moradores: saiba como conseguir

A Prefeitura de Hortolândia da continuidade à campanha que visa aumentar a quantidade de árvores na cidade. Os moradores interessados em adotar uma árvore podem realizar o cadastro no Núcleo de Educação Ambiental, que é departamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os bairros Jardim São Sebastião, Jardim Mirante, Jardim Sumarezinho, Jardim Novo Ângulo e Jardim Santiago já foram alvos da ação, que acontece da seguinte forma: A equipe visita as casas e orienta os residentes para entender a importância, os benefícios e os cuidados necessários para manter as árvores. As plantas mantêm o equilíbrio do meio ambiente e ajudam a melhorar a qualidade de vida da população. Elas também filtram o gás carbônico do ar, produzindo oxigênio, além de baixar a temperatura e fornecer sombra nos dias quentes.

Na visita, os agentes explicam quais são as espécies apropriadas para plantio na calçada. Bons exemplos são a resedá, ipê-amarelo, escova de garrafa, cambuci, araçá, canudo de pito, etc. Árvores que produzem frutos muito grandes ou possuem raízes muito densas não são permitidas, pois podem danificar o entorno.

As pessoas que tiverem interesse em adotar uma árvore devem preencher o cadastro, onde assumem o compromisso de zelar e cuidar da espécie. As mudas teriam sido oferecidas por empresas do setor privado, que também se responsabilizam pelo plantio das árvores, como contrapartida ambiental.

Direto da Redação
Henrique Amaral – TV HORTOLÂNDIA
Emissora Rede Brasil de Televisão
Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Comentários via Facebook