Abrigo da Prefeitura acolhe 15 pessoas em situação de rua na noite de quarta-feira

Pessoas em situação de rua puderam dormir, com mais conforto e segurança, no abrigo da Prefeitura de Hortolândia. Na noite desta quarta-feira (28/07), o espaço acolheu 15 pessoas. O abrigo está localizado na rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, Remanso Campineiro. A Prefeitura disponibiliza o abrigo por meio de termo de contratação firmado com o Instituto Esperançar, que realizará o serviço de acolhimento por um período de seis meses.

De acordo com o instituto, nesta semana, em razão das baixas temperaturas previstas para esta semana, o espaço tem começado a funcionar mais cedo, às 16h. O horário normal de funcionamento é às 17h40. No abrigo, as pessoas têm cama, cobertores, local para fazer higienização pessoal e recebem gratuitamente jantar e café da manhã. Quem tiver animal de estimação também pode levá-lo, uma vez que o abrigo tem espaço para os animais, que também recebem alimentação. O abrigo tem capacidade para 40 pessoas.

A entrada de pessoas é permitida no abrigo até às 20h, todos os dias da semana, também com horário definido para a saída no dia seguinte, às 7h30. O instituto ainda salienta que aceita doações de roupas de frio e de materiais de higiene e limpeza pessoal. As doações podem ser feitas no próprio instituto ou pelo telefone (19) 3897-4171.

A Prefeitura também aceita doações de roupas de frio e cobertores por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funsol), que promove a campanha do agasalho até o dia 22 de setembro. As doações podem ser feitas no órgão, localizado na rua Benedito Francisco de Faria, 467, Remanso Campineiro, ou nos pontos de arrecadação (confira a lista dos locais neste LINK). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3819-1005.

Com a previsão de baixas temperaturas até o fim desta semana, a Prefeitura continua com o trabalho de abordagem e orientação a pessoas em situação de rua na cidade para que se protejam no abrigo. De acordo com a gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Dusce Oliveira, nesta quinta-feira (29/07) a equipe de agentes municipais circulará pelas regiões central, do Jardim Amanda e do Jardim Rosolém.

Na abordagem, as pessoas que aceitarem ir serão levadas pela equipe até o abrigo. Já para as pessoas que não quiserem ir, os agentes darão cobertores. De acordo com levantamento da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o município tem cerca de 80 pessoas em situação de rua inscritas no Cadastro Único. A gerente salienta que a Prefeitura realiza trabalho de busca ativa de pessoas em situação de rua. A população pode entrar em contato para informar a localização de pessoas em situação de rua por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), pelos telefones (19) 3897-4083, (19) 3909-4546 e (19) 3949-4653, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão está localizado na rua Francisco Castilho, 298, Remanso Campineiro.

A gerente Dusce Oliveira ressalta ainda que, durante o período diurno, o órgão oferece espaço para higienização para pessoas em situação de rua. Já no período noturno, o trabalho de busca ativa de pessoas em situação de rua é feito pelo abrigo. A população também pode acionar o abrigo para informar a localização de pessoas em situação de rua por meio do telefone (19) 3897-4171.

Por Prefeitura de Hortolândia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

Comentários via Facebook